01/03/23 | Amanda de Oliveira - CRC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Integrante do GIR se torna professor de Muay Thay

Em meio às dificuldades, Flávio Fasano conclui curso e realiza grande sonho

Chegou o tão sonhado dia, alunos se preparam para receber o certificado. Não é uma formatura comum, é a conclusão do curso de Muay Thay. Dentre os 20 alunos envolvidos, está Flávio Fasano, popularmente conhecido como Wolverine. Ele é policial penal e integra o corpo funcional da Penitenciária Danilo Pinheiro, Sorocaba I.

A relação de Wolverine com o Muay Thay é marcada por pausas e recomeços. Apesar dele já ter contato há muito tempo com o esporte, ficou sem treinar por cinco anos, o que o fez sentir insegurança para retomar os treinos com pessoas mais jovens. Aos 52 anos, ele disse que tudo é mais difícil. “Eu sinto cada soco, chute, cotovelada com muita intensidade, além disso, já tenho problemas nas articulações por causa de anos de treino, da musculação e das artes marciais”, diz o policial.

Mesmo com todos os desafios, Wolverine recebeu muito apoio dos colegas e decidiu continuar o curso, que é a realização de um sonho. Então, em janeiro, ele sentiu a emoção de se reunir à turma mais jovem que ele, para receber a certificação pelo resultado de seu esforço.

“O sentimento é de gratidão. Agradeço a Deus por me fortalecer e guardar de tantas provações. Também não poderia deixar de ser grato ao meu mestre Carlos Campestrini por tanta dedicação, paciência e respeito. É imensurável a satisfação de superar mais esta prova em minha vida, só quem tem sangue de guerreiro sabe o peso do Grau Preto, seja qual a Arte, agora que eu comecei a aprender”, encerra Wolverine.

Grau Preto

O Muay Thai é de origem tailandesa e pode ser praticado por todos que tenham interesse. Aqui no Brasil, cada nível de graduação é representado por cores. Quando o aluno chega ao grau preto, já está capacitado para ser professor. Com o grau preto e branco com a ponta preta ele se torna um mestre.