Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

01/03/23 | Daisyane Mendes – Corevali  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Unidades prisionais da Corevali dão início à realização das Jornadas da Cidadania, Trabalho e Renda de 2023

Agenda do projeto teve início em fevereiro, em presídios de São Vicente e Potim

As primeiras Jornadas da Cidadania, Trabalho e Renda de 2023 em estabelecimentos penais subordinados à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) aconteceram nos dias 7 e 14 de fevereiro, respectivamente, no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de São Vicente e na Penitenciária I “AEVP Jair Guimarães de Lima” de Potim.

No primeiro evento do ano, nove custodiados do CPP de São Vicente receberam o certificado de conclusão do curso de qualificação profissional em barbearia, promovido pelo grupo Universal nos Presídios (UNP), da Igreja Universal do Reino de Deus. A formatura foi marcada pela alegria dos sentenciados. “Estou muito feliz. Gosto muito dessa área e quero trabalhar nela para cuidar dos meus filhos”, diz Thiago, 36 anos, custodiado que acaba de se formar.

O objetivo da jornada é oferecer aos reeducandos do sistema penitenciário paulista um conjunto de serviços essenciais, trazendo um mutirão de ações para fornecer importantes ferramentas na retomada da vida em liberdade. Entre as atividades oferecidas aos apenados estão testes rápidos de HIV, controle e aferição de pressão arterial, teste de glicose, emissão e regularização de documentos (RG e CPF). Além desses atendimentos, também são realizadas palestras sobre nutrição, saúde e serviços executados pelas Centrais de Atenção ao Egresso e Família (CAEFs), da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC).

No CPP de São Vicente, os detentos puderam participar de palestras sobre meio ambiente, empreendedorismo, serviços da CAEF e tiveram acesso gratuito à assistência jurídica, corte de cabelo e atendimento de enfermagem, com aferição da pressão arterial, glicemia, oxigenação e temperatura.

A Penitenciária I de Potim também proporcionou aos seus detentos uma série de ações especiais, como o contato com o trabalho da CAEF e Reintegração Social por meio de palestras, corte de cabelo e atendimento de advogados para consultas processuais. Os custodiados ainda puderam passar por avaliação com optometrista. Todas as ações foram realizadas gratuitamente.

De acordo com o cronograma regional das Jornadas da Cidadania, Trabalho e Renda de 2023, os próximos eventos acontecerão no CPP de Mongaguá, no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Taubaté e na Penitenciária de Registro, todos ao longo do mês de março deste ano.

aasassa
Topo