23/02/23 | Augusto Biason/CRSC e Marcus Liborio/CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Jornadas da Cidadania, Trabalho e Renda voltam a ser realizadas em 2023

Novo ciclo de eventos para reintegração social dos apenados e egressos tem início em todo o Estado de São Paulo

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) deu início ao ciclo anual de realização das Jornadas da Cidadania, Trabalho e Renda nas unidades prisionais paulistas e Unidades de Atendimento de Reintegração Social. A iniciativa, que já é tradicional na SAP, é um projeto idealizado pela Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) em parceria com as coordenadorias regionais de unidades prisionais.

O objetivo é oferecer às pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema penitenciário paulista um conjunto de serviços essenciais, como emissão de documentos, atendimentos de saúde, serviços estéticos, oficinas e cursos profissionalizantes, ações culturais, palestras, entre outros. Todas as atividades contam com profissionais e materiais necessários para o atendimento, disponibilizados por órgãos parceiros, e visam auxiliá-los na retomada da vida em liberdade, após o cumprimento de suas penas.

Abertura

No último dia 14, foi realizada a cerimônia de abertura da Jornada de 2023, na Penitenciária Feminina “Sandra Aparecida Lario Vianna”, de Pirajuí. A Coordenadora de Reintegração Social e Cidadania, Carolina Passos Branquinho Maracajá, destacou que em nove anos de realização das Jornadas da Cidadania, Trabalho e Renda, mais de 3 milhões de atendimentos foram efetivados.

“A missão da SAP, além de custodiar e manter a ordem e a segurança, é a de reintegrar, e esta é a mais complexa, pois precisamos de muitos atores para que possa se concretizar, pois a reintegração social pressupõe a comunicação entre o reeducando e a sociedade, ocasionando não apenas a transformação da pessoa privada de liberdade, mas a transformação da sociedade. E a jornada consiste na abertura deste processo”, ressaltou.

Além da unidade de Pirajuí, também contaram com o projeto, neste ano, os Centros de Progressão Penitenciária (CPPs) de Porto Feliz, São Vicente e Bauru II, além da Penitenciária I de Capela do Alto. Durante o ano, a estimativa é que sejam realizadas 212 edições do evento em unidades prisionais, além de cinco em Centrais de Atenção ao Egresso e Família (CAEFs).

De forma inédita, o evento será realizado em unidades de atendimento de reintegração social, responsáveis por fornecer atendimento específico a pessoas que cumpriram pena no sistema penitenciário e que hoje se encontram em liberdade e também a seus familiares. A primeira a contar com a Jornada será a CAEF Mulher e Diversidade, de São Paulo, em março.

Realização

A Jornada é uma realização do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE), da CRSC, e dos Grupos Regionais de Ações de Trabalho e Educação (Grates), das coordenadorias regionais de unidades prisionais, e conta com importantes parceiros, como a Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" (Funap), Secretaria de Segurança Pública, prefeituras municipais, parceiros locais que fomentam qualificação profissional, Igreja Universal do Reino de Deus, entre outros.