Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

17/02/23 | Mariana Borges/SAP e Patricia Freitas/CRSC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

SAP assina acordo de cooperação para capacitar pessoas privadas de liberdade

Atividades também irão beneficiar egressos e seus familiares em vulnerabilidade social

A Secretaria da Administração Penitenciária celebrou na manhã do dia 10, um acordo de cooperação com a Igreja Universal do Reino de Deus. Trata-se de ação da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania com a Universal nos Presídios (UNP) com objetivo de reforçar a oferta de cursos de capacitação e qualificação profissional a todo o público atendido pela Pasta.

Na ocasião, estiveram presentes o Secretário da Administração Penitenciária, Coronel Marcello Streinfinger, o Coordenador da Universal nos Presídios do Grupo de Evangelização Prisional da Igreja Universal do Reino de Deus, Pastor Clodoaldo Rocha, a Coordenadora de Reintegração Social e Cidadania, Carolina Passos Branquinho Maracajá, e demais representantes da Igreja Universal do Reino de Deus, coordenadores e diretores de unidades prisionais da SAP, responsáveis pela FUNAP e representantes da sociedade civil.

Carolina, em sua fala, destacou a importância de formalizar o convênio e o seu valor diante dos resultados. “É de conhecimento de todos o auxílio e apoio que a Igreja presta às unidades trazendo para as pessoas privadas de liberdade uma nova esperança e perspectiva de vida”. Carolina complementou, ainda, dizendo que o “significado da palavra Universal é o que abrange todas as coisas, que se estende a tudo e a todos, sem exceção, e o meu agradecimento e gratidão a este parceiro é universal se estende a todos os envolvidos”.

Já o Secretário, Coronel Streifinger, destacou a relevância da união entre a SAP e a igreja. “As duas instituições buscam resolver esse problema do ser humano em relação à sua essência. Por isso que parceria melhor que essa não poderia existir. Essa reintegração precisa existir, ser oferecida através do trabalho, da educação da presença de Deus e da família”, completou o comandante da Pasta.

Válido por cinco anos, o acordo vai levar aos estabelecimentos penais, hospitais de custódia e tratamento psiquiátrico cursos de capacitação e qualificação profissional destinados a presos e pacientes. Além disso, também se estende a egressos do sistema prisional que buscam recolocação profissional, pessoas em penas alternativas e familiares em situação de vulnerabilidade social. As novas oportunidades irão se somar às já existentes desenvolvidas pela SAP.

Paralelamente a isso, estão na lista do acordo auxílios na prestação de assistência jurídica, assistência à saúde e social. As atividades serão supervisionadas pelas unidades e também pela Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania da Secretaria.

Somente no ano de 2023, estão previstos 22 cursos que devem beneficiar um total de 9 mil pessoas.

Confira a lista completa de cursos previstos no acordo:

Eletricista Predial
Mecânica de motos
Gesseiro
Alfaiataria
Maquiagem
Jardinagem
Horta
Panificação
Costura
Silk (impressor de tela de seda)
Confeitaria
Brigadeiros gourmet
Curso de bolos caseiro
Chocolataria
Designer de sobrancelha
Manicure
Estofado
Artes plásticas
Manutenção de computadores
Amaciante e essências
Barbearia
Pintura

aasassa
Topo