Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

17/02/23 | Beatriz Covello e Veruska Almeida – Coordenadoria de Saúde  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Projeto “Sua saúde, nossa meta” promove avaliação médica para servidores da SAP

O rastreamento tem como finalidade o diagnóstico precoce de doenças

O Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) da Região Metropolitana, da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSP), realizou, entre os dias 09 de janeiro e 03 de fevereiro, o projeto “Sua saúde, nossa meta” nas Sedes I e II da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana (Coremetro).

O projeto tem como objetivo detectar os servidores em riscos para o desenvolvimento de doenças, como Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica, e promover assim o diagnóstico precoce, realizando também orientações e o devido encaminhamento a um profissional de saúde.

A avaliação é realizada pela equipe de saúde do CQVidass, e é composta por ficha de anamnese, verificação de peso, estatura, circunferência abdominal, medição de glicemia capilar (dextro) e aferição de pressão arterial.

Segundo a Diretora do CQVidass Metropolitana, Maria das Dores Maciel da Silva, a ação é uma ótima oportunidade de incentivar os servidores a cuidarem da saúde. “Esse projeto nos permite levar aos funcionários um atendimento mais individualizado e humanizado, e eles se sentem incentivados a realizar mais exames e a dar continuidade ao tratamento, se preciso”, concluiu.

Para o servidor Carlos Simões Júnior, há 15 anos na SAP, ações como essa são de extrema importância, pois ele não costuma realizar um acompanhamento da saúde e devido ao rastreamento foi possível verificar que está com alteração na pressão arterial. “Eu não tinha ideia de que estava com algum problema, agora vou fazer o acompanhamento no CQVidass e se necessário dar prosseguimento aos tratamentos. Nunca participei das campanhas anteriores, mas vou indicar aos meus colegas que venham também”, relatou Simões.

Ao todo foram atendidos 390 Servidores durante a ação nas Sedes da SAP. O projeto com o apoio da Coremetro deverá passar ainda por todas as unidades prisionais da região até junho de 2023, e também será realizado pelos CQVidass das outras regionais.

aasassa
Topo