17/02/23 | Augusto Biason – Ecom/CRSC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Reintegração Social realiza formatura de participantes do Bolsa Trabalho

Programa tem como objetivo gerar renda, ocupação, qualificação e empregabilidade para a população mais vulnerável

A Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) realizou a formatura de 195 participantes do programa Bolsa Trabalho, elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). O evento, em dezembro, ocorreu na Sede II da SAP, no centro da capital, e contou com os bolsistas que desempenharam funções em repartições da pasta.

Na SAP, a iniciativa atendeu inscritos em situação de extrema vulnerabilidade social da cidade de São Paulo, além de reeducandos e egressos do sistema penitenciário de todo o Estado. Os participantes foram encaminhados para atividades laborais em órgãos públicos e contaram com o recebimento de bolsa-auxílio de R$ 540 mensais, além de participarem de atividades de qualificação profissional.

“O Bolsa-Trabalho é um importante programa que vai ao encontro dos valores da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania, ao oferecer oportunidades de inclusão social a pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade. Esperamos ampliar essa parceria para que cada vez mais possamos ajudar e transformar a vida dessas pessoas”, ressaltou a Coordenadora da CRSC, Carolina Passos Branquinho Maracajá.

Durante quatro meses, os participantes trabalharam por quatro horas diárias, durante cinco dias por semana, e realizaram atividades como zeladoria, trabalhos administrativos, suporte operacional, cultivo de hortas, jardinagem, higienização e limpeza em órgãos públicos.

Apenas na sede da CRSC, 50 bolsistas da capital foram selecionados para prestar serviços desde o mês de junho. Já as coordenadorias de unidades prisionais das regiões Central, Oeste e Noroeste do Estado contaram com 131 reeducandos ao todo, além de 14 egressos entre os participantes.

"Os participantes foram encaminhados para atividades laborais em órgãos públicos municipais e estaduais, resultando numa tríade excepcional no que tange à reintegração social do indivíduo, considerando ainda a retomada econômica pós pandemia, a partir da transferência de renda, qualificação profissional e remição de pena, no caso de custodiados”, destacou Diego Ferracini Lacerda, diretor do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE).

No âmbito da SAP, o projeto tem extrema importância ao oferecer empregabilidade e qualificação à população prisional e egressa do sistema penitenciário, disponibilizando um caminho para o indivíduo ser reintegrado à sociedade através do trabalho e da capacitação profissional.