Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

14/02/23 | Daisyane Mendes – Corevali  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

CQVidass da Região do Vale e Litoral promove palestra sobre 'Janeiro Branco'

Encontro pautou o bem-estar da saúde mental entre os funcionários

Servidores da sede da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) participaram, no dia 27 de janeiro, de uma palestra especial em alusão ao chamado “Janeiro Branco”, campanha desenvolvida por psicólogos e psiquiatras que chama a atenção da sociedade, instituições e autoridades para a importância da saúde mental e emocional.

O evento, organizado pela Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSP), através do Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) da Região do Vale do Paraíba e Litoral, reuniu 15 funcionários. Os psicólogos voluntários, Gislaine Mendes e Eduardo Oliveira, abordaram questões ligadas à ansiedade, depressão e estresse durante o encontro que tinha o tema “Quem cuida da mente, cuida da vida”.

“Mais do que nunca este assunto se torna relevante. A quarentena pela pandemia de Covid-19 em algum momento afetou a vida das pessoas. Estamos mais vulneráveis, suscetíveis a desenvolver alguma patologia. Por isso o Janeiro Branco busca conscientizar sobre pequenos sinais de problemas e onde encontrar ajuda se necessário”, explica Eduardo.

“Iniciativas como essa devem ser feitas ao longo do ano todo. É importante lembrar ainda que a saúde mental não é ausência de doenças ou transtornos psicológicos, mas sim o equilíbrio em lidar com situações do cotidiano, sendo elas boas ou ruins”, completa Gislaine.

Durante a palestra, os profissionais da psicologia destacaram várias práticas que contribuem para a melhora da qualidade de vida e promoção da saúde mental, como a atividade física, o sono de qualidade, a alimentação balanceada, a valorização da convivência social e da família e o afastamento de situações que possam gerar emoções negativas. Também foi abordada a importância da psicoterapia e seus benefícios.

“Ações como esta são fundamentais para que os servidores possam aprender a lidar com os sentimentos e compreender quando algo não está bem”, comenta Patricia Juliana de Santana Damaceno, Diretora Técnica de Saúde do CQVidass da Corevali.

aasassa
Topo