08/02/23 | Marcus Liborio – CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Presos de Taiúva produzem mesas e cadeiras para escola infantil

Projeto realizado na penitenciária contou com apoio da Polícia Ambiental e prefeitura

Reeducandos da Penitenciária de Taiúva atuaram em um projeto social para ajudar uma escola infantil da cidade. A unidade prisional recebeu madeiras apreendidas pelo Batalhão de Polícia Ambiental de Barretos, que foram utilizadas na confecção de dez mesas e 16 bancos. Em parceria com a prefeitura, os móveis foram doados para a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Maria Aparecida Pedrinho Furlan”, para uso das crianças no refeitório.

O trabalho foi realizado por detentos que prestam serviço na oficina da marcenaria instalada no presídio e gera remição de pena – a cada três dias trabalhados é descontado um dia da condenação. Para o diretor da Penitenciária de Taiúva, Douglas Fernando Semenzin Galdino, a ação traz inúmeros pontos positivos.

“Principalmente, por se tratar de trabalho artesanal, efetuado com muita dedicação, o que proporciona a reinserção do apenado à sociedade e incentivo aos detentos que participam do projeto”, destaca o dirigente do estabelecimento penal.

“Não houve a necessidade de recursos financeiros do Estado. O corpo diretivo da escola e a Administração do Município de Taiúva exaltaram o trabalho desenvolvido junto à população carcerária e os benefícios para toda a sociedade”, finaliza Galdino.

ORGULHO

Um dos presos participantes disse que ele e os demais companheiros de oficina ficaram muito felizes e orgulhosos ao saber que os móveis produzidos por eles serão utilizados em uma escola infantil. “As crianças são o futuro do nosso país", declarou.