Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

07/02/23 | Marcus Liborio - CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Funcionários da CRN têm treinamento de combate a incêndio e primeiros socorros

Curso foi ofertado a servidores que atuam na sede da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Noroeste

Funcionários da sede administrativa da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Noroeste (CRN), em Pirajuí, participaram de um treinamento de combate a incêndio e primeiros socorros, em janeiro. O curso contou com aulas teóricas e práticas e buscou atualizar e capacitar os servidores a atuarem em situações de emergência que envolvam fogo ou atendimento pré-hospitalar.

Docente da Escola de Administração Penitenciária (EAP) "Dr. Luiz Camargo Wolfmann", Frederico Conrado Daenekas Filho explica que os temas abordaram tanto o ambiente funcional quanto o familiar. “Os dois têm a semelhança da urgência e rapidez com que devem ser aplicados. É essencial que tenhamos o conhecimento teórico e prático dos procedimentos a serem adotados”, alerta.

Indicado pelos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da CRN, o treinamento foi dividido em duas partes. Na primeira, os participantes aprenderam a manusear corretamente os extintores e a distinguir os tipos e classes de incêndio. Também foram instruídos sobre os cuidados com o gás liquefeito de petróleo, em atividade realizada com uso de fogo real.

PRIMEIROS SOCORROS

No período da tarde, o instrutor abordou práticas de primeiros socorros, como reanimação cardiopulmonar e compressão diafragmática, também conhecida como manobra de Heimlich. “Com o uso de um boneco, trabalhamos a análise primária que deve ser feita na vítima, desobstrução de vias aéreas, posicionamento, intervalo e cadência da massagem cardíaca”, explica Frederico.

Presidente da Cipa da CRN, Victor Henrique Miller de Souza Ito destaca que os funcionários aprenderam a se portar diante de um cenário de incêndio ou quando se depararem com uma emergência envolvendo a saúde de alguém.

“Essas situações estão em nosso cotidiano, podem acontecer no trabalho, em casa, na rua. O treinamento dá mais confiança para agirmos e tomarmos a decisão correta, podendo prevenir acidentes e até mesmo salvar vidas”, pontua Ito.

“O curso foi muito explicativo e nos deu uma noção de como devemos enfrentar um princípio de incêndio e como nos portar em uma situação crítica na tentativa de salvarmos uma vida”, complementou José Luís Marangon Borges, um dos participantes das atividades.

aasassa
Topo