Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

03/02/23 | Veruska Almeida - CSSP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

HCTP I de Franco da Rocha com foco em ações para a saúde mental

A campanha de Janeiro Branco foi realizada para pacientes e servidores da unidade e focou em ações interativas

No último mês de janeiro, o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) "Professor André Teixeira Lima" I de Franco da Rocha, da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSP), realizou atividades e palestras em comemoração ao mês de conscientização e promoção da saúde mental – Janeiro Branco.

As ações se dividiram em três dias para os pacientes das alas masculina e feminina e tiveram a participação de 226 internos. A programação foi separada em três tipos, com palestras abordando os temas pertinentes à saúde mental de forma lúdica; atividade interativa em que os pacientes foram convidados a discutir o tema após estourarem bexigas brancas contendo palavras aleatórias relativas à problemática e a exibição de um filme de animação com posterior debate sobre o dia a dia dos pacientes.

Os trabalhos educativos e a cinematerapia são ferramentas utilizadas tanto como recurso didático-pedagógico como terapêutico. As imagens, sons e temas abordados podem expor didaticamente situações reais do cotidiano, oferecendo aos pacientes questionamentos de como lidar com situações reais. Para o diretor da unidade, Luiz Henrique Negrão, os benefícios dessas práticas são diversos como: proporcionar relaxamento e bem-estar; auxiliar na redução dos níveis de ansiedade; despertar maior senso de reflexão e de tomada de decisões; desenvolver a empatia; estimular o aprendizado, a criatividade e o convívio social e propiciar o autoconhecimento.

Saúde mental para quem cuida da saúde mental

A Vida pede equilíbrio foi o tema da campanha de Janeiro Branco, realizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), do HCTP I de Franco da Rocha, no último dia 27/01. O evento contou com a participação de 80 servidores da unidade e teve uma programação com palestras sobre a temática do Janeiro Branco com o psicólogo Nielson Xavier de Brito, que falou sobre a importância da inteligência emocional, e com a diretora do HCTP II de Franco da Rocha, Luciana Corradine Nabas Candotta, que palestrou sobre os cuidados com a mente, para quem cuida da mente, além da realização de ações interativas, como videokê e arrecadação de alimentos para doação.

aasassa
Topo