Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

02/02/23 | Camilla Haddad - Assessoria SAP e Patrícia de Freitas - CRSC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Programa Semear: grupo de trabalho realiza reunião para definir ações de 2023

Mais de 15 mil reeducandos já foram atendidos com projetos de reinserção social desenvolvidos desde 2015

O Programa Semear, que funciona em parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e o Poder Judiciário, realizou ontem, 01/02, a primeira reunião do ano para apresentação de relatório de atividades e resultados de anos anteriores e também para traçar metas e estratégias para os próximos meses. O encontro foi sediado no Espaço Abrahão e Rosa, no centro da capital, e contou com a participação de dirigentes e representantes da SAP, do Tribunal de Justiça, Instituto Ação Pela Paz, integrantes da sociedade civil, secretarias de Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Social, representante da Ordem dos Advogados do Brasil e diretoria da Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap). A reunião foi realizada de forma híbrida.

O Projeto foi criado em setembro de 2014 pela Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo e pela Corregedoria Geral da Justiça, em parceria com o Governo do Estado, por meio da SAP. A iniciativa busca mais efetividade na recuperação dos reeducandos, egressos e suas famílias. A partir de articulação com a sociedade civil, prefeituras e entidades parceiras, o programa promove a reintegração social de custodiados em 68 das 181 unidades prisionais e pessoas atendidas nas 90 Unidades de Atendimento de Reintegração Social, promovendo a potencialização das assistências nas áreas do trabalho, educação, saúde, do apoio psicossocial, jurídico e espiritual - conforme consta na Lei de Execução Penal.

Com foco na redução da reincidência criminal, desde do início, já foram atendidos 15.108 reeducandos, 4.414 egressos e 527 servidores com as mais diversas atividades.

O Secretário-Executivo da SAP, Coronel Marco Antônio Severo, que está na Secretaria há quatro anos e pertenceu ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen), atualmente Secretaria Nacional de Politicas Penais, garantiu que as atividades do programa seguirão normalmente em 2023 com a participação efetiva da Secretaria. Ele também elogiou as ações que têm sido ofertadas à população carcerária. “A participação da sociedade, sendo cada vez mais presente é a saída”, disse. "Parabéns a todos."

O desembargador Luiz Antonio Cardoso, que é responsável pela Coordenadoria Criminal e de Execuções Criminais do TJSP abriu os trabalhos e desejou sucesso a todos os parceiros. “Vamos trabalhar na certeza de poder ampliar esse trabalho. “Tudo isso acontece não por acaso e sim pela aproximação das pessoas”, enfatizou.

Para Carolina Maracajá, Coordenadora de Reintegração Social e Cidadania da SAP, o projeto Semear é a proposta real de reintegração, tendo em vista “o envolvimento de todas as partes para evolução do reconhecimento das responsabilidades, pois essa transformação é uma via e mão dupla, onde o reeducando se reconhece na sociedade e a sociedade reconhece os problemas do cárcere”.

Solange Senese, Diretora Executiva do Instituto Ação Pela Paz, ressaltou o empenho do Judiciário frente ao Semear. "A força do Judiciário alimentando o Semear no dia a dia nas unidades tem feito toda a diferença. Então hoje o grande resumo do Semear é isso, é a união de todos, é um objetivo muito claro", disse ela, que chegou a mencionar que a sociedade civil precisa para de achar que "o presídio é um esgoto da cidade'. Segundo Solange, é, sim, um local que requer atenção. "É onde os jovens precisam de ajuda para que saiam dali e retribuam à sociedade com o bem o mal que, oportunamente, tenham causado".

A reunião teve, ainda, exibição de slides sobre o programa. Foram mostradas fotos de reeducandos participando de cursos profissionalizantes, como informática e recebendo orientações sobre manutenção de hortas. Recentemente, inclusive, foram doados para instituições de Limeira, milhos provenientes da horta do Centro de Ressocialização daquela cidade. A unidade foi a primeira a ser contemplada pelo programa Semear e foi alvo de elogios constantes dos presentes.

Da SAP, participaram também da reunião os coordenadores de unidades prisionais das regiões Central e Noroeste, Jean Ulisses Carlucci e Carlos Alberto Ferreira, respectivamente, a Coordenadora de Saúde, Kely Hapuque, o Coordenador Substituto da Saúde Adriano Maldonado, Bruno Corrêa Mufalo, Bruno Roberto Mendes, Janser Ricardo Gonçalves e diretores de unidades prisionais.

aasassa
Topo