26/01/23 | Augusto Biason – Ecom/CRSC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

15º Festival Entretodos leva filmes sobre Direitos Humanos a presídios paulistas

Mostra promovida pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo e SP Cine, em parceria com a SAP, contou com exibições de curtas-metragens e rodas de conversa

Cinquenta e três unidades prisionais do Estado de São Paulo participaram da 15ª edição do festival de filmes curtos Entretodos, em 2022. Promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, SP Cine e Estate Produções, o evento tem como objetivo o debate e a reflexão sobre os Direitos Humanos.

A parceria entre o festival e a Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania, que é subordinada à Secretaria da Administração Penitenciaria, permitiu que aproximadamente 250 reeducandos pudessem acompanhar os curtas-metragens em unidades prisionais da Capital e regiões Metropolitana de São Paulo, Central, Oeste e Noroeste do Estado, além do HCTP de Taubaté, que serviram como pontos de exibição da mostra.

Além da exibição de filmes de até 25 minutos, o Festival Entretodos forneceu, ainda, a possibilidade de discussão em rodas de conversa a partir dos temas e abordagens promovidos pelos filmes.

Em algumas unidades prisionais, como o CPP “Professor Ataliba Nogueira” de Campinas e o CR de Presidente Prudente, os professores da Escola Vinculadora aproveitaram a oportunidade para propiciar a reflexão com os participantes, que identificaram semelhanças entre as suas histórias de vida e as narradas nas obras.

Para a Diretora do Centro de Trabalho e Educação da Penitenciária de Piracicaba, Priscila Almeida da Cunha, as reflexões foram baseadas nas memórias afetivas que os registros fotográficos do filme “TV Mutirão” trouxeram de lembranças. “Alguns reeducandos relataram a própria história quanto à vida e o sustento que tiravam com o campo, até que a ilusão do dinheiro fácil do crime os fez abandonar a vida simples e migrar para a cidade”, exemplifica.

Já no CPP de Pacaembu, os participantes realizaram uma resenha dos filmes proporcionando um exercício de sistematização argumentativa que dialoga com as iniciativas de preparação para os exames como ENEM e ENCCEJA. Vale lembrar, por exemplo, que o tema da redação do ENEM em 2022 foi “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”, um assunto que o festival tratou em diversas obras.

O Festival Entretodos

A edição de 2022 do Festival Entretodos, no âmbito da SAP, foi dividida entre mostra competitiva, composta de seis programas e com a escolha de melhor filme por júri popular, e a exibição de algumas obras selecionadas a partir de uma curadoria feita pela equipe da unidade prisional. Em ambas as formas foram realizadas rodas de conversas com os participantes para discussão a partir dos temas abordados pelos filmes.

Após dois anos sendo realizado apenas de forma virtual, o festival pôde voltar a ser realizado presencialmente nas unidades prisionais. “Foi um aprendizado importante para nós entender a dinâmica nas unidades prisionais da SAP nesta volta de exibições presenciais com o envio dos conteúdos por via remota”, afirmou o organizador Jorge Grinspum, da Estate Produções.