19/01/23 | Assessoria de Imprensa - SAP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Horta comunitária do CR de Limeira doa cerca de 5 toneladas de milho verde para instituições do município

Projeto contribui para a ressocialização e conta com diversas instituições parceiras

A horta comunitária do Centro de Ressocialização de Limeira resultou na colheita de cerca de 5 toneladas de milho verde para doações. A entrega do alimento ocorreu na terça-feira, 17, por meio do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom).

A plantação de milho verde é parte de uma horta comunitária que ocupa aproximadamente 6.500m² da área externa da unidade prisional e que também cultiva maracujá, couve, abacaxi, quiabo, pepino, hortelã, abóbora, batata doce, mandioca, além de um pomar com mudas de abacate, mamão, frutas cítricas, manga uva.

O CR ofertou para 16 reeducandos um curso de manejo de hortas. Com isso, eles foram capacitados para preparar o solo e fazer o plantio das frutas, hortaliças, legumes e grãos. Até o momento, foram colhidas aproximadamente cinco toneladas dos quais 2,5 foram entregues ao Ceprosom de Limeira, que por sua vez beneficiará 21 entidades assistenciais credenciadas, 900kg à Penitenciária da cidade– antigo CDP – e 600 kg ficaram na unidade prisional.

Esse projeto tem a parceria do Poder Judiciário, do Conselho da Comunidade da Vara das Execuções Penais de Limeira, do Instituto Ação pela Paz, da prefeitura, por meio das Secretárias de Obras e do Meio Ambiente e Agricultura, e também da Escola Senai "Luiz Varga" de Limeira.

Para o diretor do CR, Fernando Gonçalves Pedro, o projeto é de fundamental importância para promover capacitação técnica estimulando a conscientização, valorização pessoal, bem-estar social e trabalho de equipe dos reeducandos por intermédio da implantação e condução da horta comunitária, incentivando, assim, a produção de alimentos sem agrotóxicos e, consequentemente, promovendo uma alimentação saudável.

O momento de entrega do milho contou com a presença do Juiz da Vara das Execuções Penais de Limeira, Guilherme Lopes Alves Lamas; o Advogado Geral da União, Luiz Augusto Zamuner; a Presidente do Ceprosom de Limeira, Maria Aucélia Damasceno; o Presidente do Conselho Comunitário da Vara de Execuções Penais de Limeira, Jefferson Luis Francischetti; o Secretário Interino da Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura, Vitor Bragotto, e a gestora de projetos do Instituto Ação Pela Paz, Neuda Martins.