Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

18/01/23 | Daisyane Mendes - Corevali  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

CPP de Mongaguá promove a sua primeira “Maratona Enem PPL”

Atividade propõe estudos intensivos para realização da prova

Custodiados do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) “Dr. Rubens Aleixo Sendin” de Mongaguá, na região da Baixada Santista, concluíram, na primeira semana de janeiro de 2023, a chamada “Maratona Enem PPL”. Até o dia 7 do mês, 60 reeducandos aceitaram um novo desafio e participaram da iniciativa que tem como objetivo a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio para pessoas privadas de liberdade (Enem PPL) 2022. Na Baixada, um total de 676 presos de quatro presídios foram inscritos na prova realizada nos dias 10 e 11 de janeiro.

A ação é uma parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) visando preparar os detentos para o exame por meio de uma “maratona" de aulas. No CPP de Mongaguá, os estudos começaram no dia 12 de dezembro do ano passado. Os detentos acompanharam videoaulas especiais, com mais de três horas de duração, abordando as disciplinas de redação, literatura, história, geografia, matemática, química, física, biologia, português, filosofia, inglês e espanhol.

Para o diretor do setor de trabalho e educação do presídio, Samuel Marques Ribeiro Junior, a prática é de extrema importância para que os reeducandos tenham um melhor desempenho na prova. “Agora eles estão mais confiantes e preparados pois as aulas assistidas apresentam diversas explicações com exercícios e resoluções de temas cobrados no exame”, explica Samuel. “Toda iniciativa que proporciona conhecimento abre uma janela de oportunidades para uma nova vida, longe da criminalidade”, completa.

A adesão à atividade é voluntária e gratuita para os centros prisionais. Todo o conteúdo de estudos é veiculado ao vivo em um canal de televisão e também é gravado e disponibilizado na internet. Assim, a unidade prisional faz o download do material e exibe para os reeducandos. O “intensivão” é mais uma ferramenta de incentivo à educação nos estabelecimentos penais e contribui para o aumento das chances de pessoas presas conseguirem acesso ao ensino superior.

Ao todo, 157 reeducandos do CPP de Mongaguá foram inscritos no Enem PPL 2022.

aasassa
Topo