Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

12/01/23 | Beatriz Covello – Coordenadoria de Saúde  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Campanha “Fique Sabendo” realizou testes para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C em presos

Ação aconteceu durante o mês de dezembro nas unidades prisionais da SAP

Durante o mês de dezembro de 2022, a Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSP), da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), aplicou mais de 30 mil testes para detecção do HIV, Sífilis e Hepatites B e C na população privada de liberdade (PPL) do Estado de São Paulo.

A campanha, que é uma parceria da CSSP com a Secretaria de Estado da Saúde, ocorreu em 146 unidades das cinco coordenadorias regionais da SAP e nos três Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) da Coordenadoria de Saúde.

Os testes fazem parte da campanha “Fique Sabendo”, que faz referência ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e é realizada em todo o Estado de São Paulo com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids.

Segundo a diretora do Grupo de Planejamento e Gestão de Atenção à Saúde da População Prisional (GPGASPP), Simone Gomide, a Campanha Fique Sabendo é uma excelente oportunidade para ampliar o debate sobre HIV, Aids e demais ISTs, bem como seus impactos na vida das pessoas. “A ação possibilita, ainda, trabalhar as formas de prevenção e cuidados no interior das unidades prisionais, levando à população prisional o acesso à testagem, ao diagnóstico, ao acolhimento humanizado e ao tratamento”, esclareceu Simone.

Treinamento e Capacitação

Visando o sucesso da ação, no mês de outubro de 2022, o Grupo de Planejamento e Gestão de Atenção à Saúde da População Prisional (GPGASPP) da CSSP, por meio do Centro Regional Metropolitana e o CRT - Centro de Referência e Treinamento DTS/Aids da SES, realizou um ciclo de capacitação de novos aplicadores de testes de punção digital para atuação nas unidades prisionais.

O teste é ágil e de fácil execução, pois é realizado com a coleta de uma pequena amostra de sangue que, ao entrar em contato com um reagente, identifica a existência ou não das infecções no indivíduo em até 30 minutos.

aasassa
Topo