12/01/23 | Marcus Liborio – CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Ex-detento se forma em engenharia civil e agradece apoio ao CR de Jaú

Jonatas entrou para a faculdade após ser aprovado no Enem enquanto cumpria pena; exame ocorreu no último dia 10

“Meu nome é Jonatas Caique de Toledo Souza Martins, sou ex-reeducando e permaneci preso em sua unidade de 2015 a 2017, onde pude realizar, graças ao seu apoio, a prova do Enem. Com essa nota, recebi a notícia que fui aprovado nas últimas matérias que restavam em minha grade, me tornando engenheiro civil”. A mensagem foi enviada para servidor do Centro de Ressocialização (CR) “Dr. João Eduardo Franco Perlati”, de Jaú, como forma de agradecimento pelo suporte educacional recebido enquanto cumpria pena.

Nos dias 10 e 11 deste mês, 5.235 reclusos custodiados em estabelecimentos penais da região noroeste do estado (leia mais abaixo) fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem-PPL) 2022 e poderão, assim como Jonatas, começar a reescrever uma nova história.

O ex-detento do CR de Jaú decidiu mudar de vida e, hoje, celebra o diploma de engenheiro civil. Assim que se formou, recentemente, enviou um e-mail ao responsável pelo setor de Educação do Centro de Ressocialização, Marcos Antônio dos Santos. No texto, ele destaca, ainda, o incentivo que teve para continuar os estudos.

“Gostaria de lhe agradecer pelas vezes que precisei utilizar a biblioteca da unidade para estudar, ou levar livros para o alojamento, e sempre recebi a sua autorização e apoio”, escreveu Jonatas, que cumpriu dois anos e quatro meses de pena por tráfico de drogas.

INVESTIMENTO

No entanto, decidiu deixar o crime de lado e investir em sua formação profissional. “Utilizei a nota do Enem 2016, cuja prova fiz dentro do CR de Jaú, para conseguir uma bolsa por meio do ProUni (Programa Universidade para Todos), em 2017, ano em que ganhei a liberdade. Saí da prisão no último dia para a inscrição do segundo semestre e fui aprovado”, conta Jonatas.

Agora, o engenheiro civil é exemplo de que é possível buscar a ressocialização mesmo estando em um presídio. “Após receber a notícia que havia me formado, a primeira coisa que passou pela minha cabeça foi de comunicar e agradecer a direção do CR de Jaú, mostrando que o esforço e dedicação deles valeram a pena”, enfatiza.

Aos sentenciados que almejam evoluir, Jonatas afirma que é possível mudar de vida. “Foque nos estudos, para encontrar a mudança que queremos. O sistema nos fornece essa condição. Temos incentivos até mesmo governamentais, que podem facilitar a entrada na faculdade. Pode apostar: as portas vão se abrir”, finaliza.

ENEM PPL

Nos dias 10 e 11 deste mês, 5.235 presos que cumprem penas em unidades subordinadas à Coordenadoria da Região Noroeste (CRN) prestaram o Enem PPL. Em todo o estado, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) contou com 19.597 homens e mulheres encarcerados inscritos para a realização das provas.

O número representa um aumento de 12,75% de candidatos em comparação com a edição do Enem 2021, quando havia 17.380 reeducandos aptos a prestarem o exame.

Veja, nos quadros abaixo, número de inscritos por unidades prisionais.