12/01/23 | Daisyane Mendes - Corevali  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda impulsiona diversas ações em presídios da Corevali

Evento fomenta atividades para a reintegração social de apenados

A retomada das Jornadas da Cidadania, Trabalho e Renda nos centros de reclusão de todo o estado movimentou os estabelecimentos penais subordinados à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali). De agosto até o fim de dezembro de 2022, a coordenadoria contabilizou 16 jornadas em presídios das cidades de Tremembé, Potim, São José dos Campos, São Vicente, Mongaguá, Mogi das Cruzes e Suzano. Foram contabilizados 27.715 atendimentos a custodiados.

O Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Charles Demitre Teixeira” de Praia Grande abriu as jornadas do mês de dezembro no dia 7. Um dos grandes destaques do evento foi a formatura de 16 reeducandos no curso de elétrica realizado pela Igreja Universal do Reino de Deus.

No dia 20 de dezembro, o CDP de São José dos Campos encerrou os trabalhos das jornadas do ano, com a média de 95% de atendimentos aos detentos da unidade.

A Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda é uma ação da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) e da Corevali. Seu principal objetivo é oferecer aos custodiados um conjunto de serviços essenciais, trazendo um mutirão de atividades que forneçam o suporte necessário para o retorno à vida em liberdade.

As unidades prisionais ainda conseguem importantes parcerias com diversas instituições, como prefeitura municipal, Funap, Defensoria Pública, Narcóticos Anônimos e Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania para alavancar o número de presos atendidos durante a ação.

Baixada Santista

O Centro de Progressão Penitenciária (CPP) “Dr. Rubens Aleixo Sendin” de Mongaguá, na região da Baixada Santista, promoveu a sua nona edição da atividade no dia 9 de novembro. Nos CPPs paulistas, o evento acontece semestralmente.

Uma das principais atrações da jornada no CPP de Mongaguá foi a apresentação do coral de reeducandos do “Projeto Esperançar”. A iniciativa que encantou os presentes trabalha para despertar nos custodiados a importância da cultura por meio da música, lapidando o senso de responsabilidade e trabalho em equipe.

Ainda na região da Baixada, as Penitenciárias I e II de São Vicente, o CDP de São Vicente e o CPP de São Vicente também promoveram a atividade para os seus apenados no segundo semestre de 2022.

Vale do Paraíba

De agosto a dezembro, no Vale do Paraíba, o Centro de Ressocialização Feminino de São José dos Campos, a Penitenciária II de Potim, o CPP de Tremembé, as Penitenciárias Femininas I e II de Tremembé, a Penitenciária II de Tremembé e o Centro de Detenção Provisória de São José dos Campos sediaram as suas jornadas.

Alto Tietê

Na região do Alto Tietê, o CDP de Suzano realizou a sua jornada de cidadania em agosto deste ano, enquanto o CDP de Mogi das Cruzes fez seu evento em setembro.

Atendimentos

Cada jornada mobiliza um mutirão de atendimentos nas unidades penais. Desta forma, os custodiados têm acesso à emissão de documentos (RG, CPF, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento, Casamento, Título de Eleitor, etc.) e podem receber atendimentos jurídicos, aferição da pressão arterial, testes de glicemia e hepatite, atendimento odontológico e oftalmológico, corte de cabelo e palestras de saúde e das Centrais de Atendimento ao Egresso e Família (CAEFs).