Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

11/01/23 | Marcus Liborio – CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Detentos trabalham na manutenção e pintura de prédio do Fórum de Araraquara

Doze reeducandos do Centro de Ressocialização e da penitenciária da cidade prestam serviços de forma voluntária

Presos que cumprem penas no Centro de Ressocialização (CR) Masculino e na Penitenciária “Dr. Sebastião Martins Silveira” de Araraquara prestam trabalho de manutenção no prédio do Fórum da cidade. A ação, realizada por 12 reeducandos (seis de cada unidade), inclui serviços de alvenaria e pintura e é realizada de forma voluntária, de segunda a sexta-feira.

“A reforma consiste em pintar todas as dependências internas do prédio. Os detentos trabalham no decorrer do dia, das 7h às 16h, acompanhados por servidor daquele órgão e supervisionados por diretores de ambos os estabelecimentos penais”, explica o diretor-geral do Centro de Ressocialização, Otacio Manoel da Trindade Filho.

Segundo o dirigente, além de gerar remição de pena (a cada três dias trabalhados, o condenado tem descontado um dia da pena a cumprir), o ofício possibilita, ainda, que o interno tenha contato novamente com a comunidade local.

“É importante ressaltar a relevância do trabalho desenvolvido, tanto para a questão da reinserção social do apenado quanto para os benefícios ao poder público”, finaliza Otacio, destacando que a reforma deve ser concluída em, aproximadamente, dois meses.

‘QUEBRAR PARADIGMAS’

“É uma oportunidade ímpar, uma grande chance de quebrar paradigmas, de mostrar que tem pessoas que realmente buscam mudanças, novos caminhos e novos rumos. O trabalho dentro do Fórum dá muito mais ênfase nessa busca pela mudança. Tem sido muito importante, para mim e também para os colegas de cárcere”, destaca um dos detentos.

aasassa
Topo