05/01/23 | Eliane Borges - Croeste  |  Compartilhe                    
A obra foi divulgada na formatura de alunos da educação formal
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Coordenadora pedagógica (à esquerda) ao lado de um dos escritores do livro e da servidora responsável pela educação no CR
Durante a solenidade de formatura dos ensinos Fundamental e Médio, realizada no Centro de Ressocialização (CR) de Araçatuba, em 16/12/22, a unidade prisional lançou o livro “História de Todos Nós”, escrita com a participação de 14 reeducandos. Na ocasião, 35 formandos receberam certificados de participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
O evento contou com apresentação musical dos internos e recebeu a presença de autoridades, como a vice-prefeita de Araçatuba, Edna Flor, a Coordenadora Pedagógica e a Vice-Diretora da Escola Vinculadora EE. Profª Nilce Maia Souto Melo, Simone de Almeida e Mônica Varges, respectivamente.
Mãos à obra
Após a 1ª Jornada Literária do CR, realizada com sentenciados em novembro de 2021, a ideia de escrever um livro brotou no coração do reeducando Marlon Rodrigues Nascimento. Participante do Clube de Leitura, do Programa Lendo a Liberdade, e cursando o Ensino Médio na unidade prisional, ele recorreu à professora Maria Palmira Minholi Dias, que o incentivou a convidar os demais colegas a produzirem conteúdo para o projeto, o que resultou num total de doze histórias.
Além dela, outros profissionais que também auxiliaram na produção estavam presentes no lançamento da obra, como o professor de humanas, Clewerson Wilian Lima dos Santos. “Com o auxílio imprescindível dele, buscamos resgatar a vivência dos autores. As emoções ganharam forma de palavras. Juntos rimos, choramos, nos emocionamos. Por fim, a professora e pós-doutora Maria Adriana Silva, gentilmente, nos presenteou com seu concludente trabalho de revisão literária”, explicou a professora Maria Palmira.
Ao todo, 14 reeducandos contribuíram para o livro: um criou a arte do título, outro teve a ideia da capa e se responsabilizou pela digitação e organização dos textos, enquanto os demais efetivamente escreveram as histórias. Durante o lançamento, somente oito deles estavam presentes, tendo em vista que os demais haviam sido colocados em liberdade, conforme decisão judicial.
Lendo a Liberdade
Os projetos de incentivo à leitura nas unidades prisionais ocorrem por meio de parcerias e cooperações e contemplam tanto a leitura dirigida, estruturada em “clubes de leitura”, quanto a leitura livre, sob a gestão da Fundação Professor Dr. Manoel Pedro Pimentel (FUNAP). “Além de remir pena, consolida a principal finalidade que é qualificar e gerar oportunidades para aqueles que desejam um recomeço de vida. A leitura atua no pensamento crítico e na formação social da pessoa”, enfatiza o gestor do CR, Adelmo Pirão Júnior.