05/01/23 | Veruska Almeida - CSSP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Parceiros da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário recebem certificados de agradecimento por ações em 2022

Encerramento das atividades apresentou os principais índices alcançados durante o ano

No último mês de dezembro, a Coordenadoria da Saúde do Sistema Penitenciário (CSSP) realizou o encerramento das atividades de 2022. A solenidade ocorreu no auditório da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) Sede II e teve a participação de 81 servidores da coordenadoria, além de representantes de instituições parceiras.

Na primeira parte da programação, as entidades que durante o ano 2022 desenvolveram projetos de saúde, trabalho, cultura e educação para os pacientes dos três Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) da CSSP, para a população privada de liberdade e servidores da Pasta, foram homenageados e receberam cerificados de agradecimento entregues pelos diretores técnicos da coordenadoria.

Os parceiros que compareceram ao encerramento foram a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), a Escola da Administração Penitenciária (EAP), a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), o Instituto Ação Pela Paz, a Igreja Universal do Reino de Deus (UNP), a Passarela Alternativa, os Poetas do Tietê, as Sementes da Saúde e a Visão para Todos.

Na primeira etapa foram apresentados, ainda, os fluxos estabelecidos e os índices alcançados pela Coordenadoria de Saúde em 2022, como a redução de mais de 50% na fila de espera para inclusão de pacientes em medida de segurança nos HCTPs da SAP; pactuação de mais quatro equipes médicas para unidades prisionais da SAP através da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), regularização de 88% das pendências sobre medicamentos e insumos após a atualização dos estoques no sistema; implantação do programa de telemedicina nas unidades prisionais – TeleSAP, que hoje está presente em 75 unidades prisionais e a carreta de mamografia, que atendeu reeducandas e servidoras de três regionais do Estado.

A CSSP exibiu também outros projetos realizados, como o lançamento do material técnico “Protocolo de Manejo Monkeypox – Varíola dos Macacos” como referencial para as equipes de saúde das unidades prisionais do Estado; implantação da comissão de recebimento de medicamentos; campanhas de saúde anuais como Janeiro Branco, Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul, além de promover ações como o Dia do Servidor Público e o 1º Encontro de Gestores de Saúde da SAP que promoveram o diálogo e interação entre os participantes. Em 2022, a CSSP também entregou a reforma do HCTP II de Franco da Rocha e iniciou as obras no HCTP de Taubaté

A segunda etapa da programação trouxe a apresentação da palestra “Saúde e Cuidado: A importância de olhar o outro, olhar a si e olharmos juntos” com as assistentes sociais com especialização em Sociopsicodrama, Vanessa Mary Labigalini e Daniela Nogueira Greeb, ambas participantes do setor de Projetos e de Comunicação no Instituto de Políticas Relacionais e idealizadoras do projeto “Banho pra Geral”, que oferece banho para pessoas em situação de rua, além de kits de higiene e outros utensílios.

A interação levou os participantes a refletirem sobre o ato de cuidar e serem cuidados, sobre as diversas formas de observar as situações e como cada um possui sua própria perspectiva sobre os fatos e a vida. As palestrantes animaram a dinâmica com atividades que levaram os servidores a expressarem seus sentimentos - cada um concluindo com uma palavra a lição que tiraram da ação proposta.

Para a Coordenadora de Saúde do Sistema Penitenciário, Kely Hapuque Cunha Fonseca, a prestação de contas é parte fundamental da gestão pública. "Compartilhar resultados com servidores e parceiros após um ano de trabalho, nos possibilitou reconhecer a importância da participação de todos os envolvidos", esclareceu Kely.

Ao final do evento, foi apresentado um vídeo institucional que exibiu a trajetória das atividades realizadas pela coordenadoria durante o ano de 2022, que contou ainda com uma exposição de artesanatos confeccionados pelos pacientes dos Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico da CSSP e com apresentação cultural da banda “Acústico Paulinho Parra” com canções reflexivas como a música “É preciso saber viver”.