02/01/23 | Sonia Pestana - Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Presos criam e recriam temas mundiais nos espaços de educação das unidades prisionais

Repletas de informações, as exposições de encerramento das aulas mostram que criatividade não tem limites

Os espaços de educação dos estabelecimentos penais da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro) são palcos de múltiplas informações. Sob a coordenação dos professores da rede estadual de educação, os reclusos pesquisam e recriam os assuntos que circulam pelo mundo, como Copa do Mundo, Literatura de Cordel, Diversidades Culturais e Cidadania, dentre outros.

Em ano de Copa, o futebol foi tema recorrente no dia a dia de muitas pessoas, inclusive nas aulas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do sistema prisional da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). O encerramento do segundo semestre nas penitenciárias I “Mário de Moura e Albuquerque”, de Franco da Rocha, e “José Parada Neto”, de Guarulhos, foi marcado por uma exposição especial em homenagem à Copa do Mundo.

Com trabalhos elaborados ao longo do segundo semestre de 2022, cerca de 200 alunos dos cursos de Alfabetização e de Ensinos Fundamental e Médio da unidade de Guarulhos não economizaram em pesquisa, empenho e imaginação. Segundo o diretor geral da Penitenciária, André Luiz Alves, a mostra retrata em detalhes os grandes ídolos mundiais do futebol, as conquistas de cada país ao longo da história, além da beleza dos estádios do Catar.

Por meio da Escola Estadual “Francisco Antunes Filhos”, de Guarulhos, o projeto desenvolvido contou com ações pedagógicas de professores de todas as áreas de conhecimento. Nessa linha, cada sala de aula desenvolveu temas variados tendo como tema de comunicação justamente a Copa do Mundo 2022.

Literatura de Cordel

Na Penitenciária “ASP Joaquim Fonseca Lopes” de Parelheiros, o tema do encerramento de semestre foi a Literatura de Cordel. Também conhecido como uma forma de poesia popular, o Cordel conta histórias do folclore de maneira simples.

A partir de um planejamento único, com foco no Cordel, os docentes da escola estadual vinculadora “Leda Guimarães Natal”, uniram a teoria à prática. Juntos, eles envolveram os 33 alunos da Penitenciária, dos ciclos I e II, respectivamente do 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano, e também do Ensino Médio.

Para os mestres, o objetivo do projeto foi apresentar o Cordel como fonte de aprendizagem, com contribuição para a formação cultural dos alunos. Coube à cada disciplina o enfoque sobre a variação linguística, contexto histórico e social, musicalidade, ritmo e métrica, além da criatividade artística e a valorização do patrimônio histórico.

Diversidade brasileira

Educadores e alunos da Penitenciária II “Nilton Silva” de Franco da Rocha trouxeram à tona toda a diversidade do Brasil para a exposição de encerramento de semestre. Nesse contexto, estiveram em foco as riquezas das regiões do país, bem como ciência, arte, futebol, sem deixar de lado, inclusive, questões políticas, sociais e raciais.

Participaram dos trabalhos 243 sentenciados regularmente matriculados na escola vinculadora “Professor Domingos Cambiagui”, de Franco. O envolvimento dos alunos foi feito por meio de aulas expositivas, leitura, poesia, poema, música e telas de diferentes artistas e compositores consagrados do Brasil, o que envolveu as disciplinas de língua portuguesa e inglesa, artes, matemática, educação física, geografia, história e ciência.

Dentro da programação da mostra não faltaram apresentações músicas, recital de poesias, além de leituras em geral. Para o bom andamento dos trabalhos, os professores selecionaram reclusos, entre os próprios alunos, para prestarem total apoio na transmissão das informações coletadas.

No Centro de Detenção Provisória (CDP) Feminino de Franco da Rocha, as atividades apresentadas pelas alunas foram distribuídas ao longo dos meses, seguindo de perto acontecimentos marcantes na vida das pessoas no mundo afora. Parte das produções ficou exposta nos espaços educacionais da unidade prisional.

Homenagem merecida

Na Penitenciária III “José Aparecido Ribeiro”, também de Franco da Rocha, muitas homenagens foram feitas durante a cerimônia de encerramento do semestre. Referindo-se ao evento como mais um capítulo vencido, os professores e a direção da escola vinculadora prepararam um vídeo de incentivo aos alunos, reforçando a importância da continuidade nos estudos.

Com o tema cidadania, os alunos e os professores do Centro de Progressão Penitenciária de Franco participaram de uma roda de conversas. Durante a ação, o grupo se reuniu para cantar algumas canções.