29/12/22 | Caio Daniel - CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Eventos celebram a formação e o início de reeducandos em Centro Universitário

Projeto da SAP em parceria com a Unilins gera novas oportunidades profissionais para sentenciados do sistema prisional paulista

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) celebrou, no mês de dezembro, a formação e o início de reeducandos em cursos do Centro Universitário de Lins – Unilins. De forma inédita em presídios da Coordenadoria da Região Noroeste (CRN), as solenidades ocorreram de modo remoto e contaram com a participação dos novos alunos, dos formandos, de servidores do sistema prisional e de autoridades que enalteceram a união entre as duas instituições.

A formatura certificou 230 internos no curso profissionalizante de Eletricista, que possui carga horária de 120 horas/aula e poderá abrir portas para os novos profissionais em diversos segmentos, como empresas de manutenção, construção civil, indústrias ou até para trabalhar como autônomos.

Uma nova leva de 173 estudantes deu início à modalidade virtual de estudos em Tecnologia em Logística. Agora, 19 presídios formarão indivíduos aptos para trabalhar em fábricas, indústrias, mercados e canais de distribuição, portos e aeroportos, empresas de logística, transportadoras, atacadistas e varejistas.

Educação que transforma

Coordenador da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Noroeste (CRN) e mestre na área educacional pela Universidade Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), de Marília, Carlos Alberto Ferreira de Souza explicou que o conhecimento pode transformar vidas. “A educação é um dos pilares da sociedade. Ela tem o poder de transformar e de abrir oportunidades. Que o futuro para aqueles que estão se formando, e para os novos estudantes, seja de sucesso”, desejou.

Para o Reitor da Unilins, José Aparecido Silva de Queiroz, os resultados da parceria são um sonho realizado não só do estabelecimento de ensino, mas de todos que acreditaram na proposta. “O projeto de estudo para reeducandos dentro do sistema prisional é uma chance para que eles possam mudar a realidade, para mudança de vida”, ensinou o docente.

As cerimônias online também tiveram a presença de Marcos Godoy, diretor adjunto de Atendimento e Promoção Humana, e de André Garcia, gerente de Educação e Cultura, ambos da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap); além de Janser Ricardo Gonçalves, diretor do Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate) da CRN e de Dagmar Lourdes de Góis Oliveira, diretora substituta do Grate da CRN.