29/12/22 | Marcus Liborio – CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Com pedido natalino de cesta básica, carta de criança chega a presídio e funcionários se mobilizam

Sem explicação, bilhete para o Papai Noel vai parar no CR de Jaú e servidores presenteiam menina de 6 anos

“Querido Papai Noel, eu faço aniversário dia 22 de dezembro e gostaria de ganhar uma cesta básica, para a minha mãe fazer uma ceia feliz”. A carta destinada ao bom velhinho foi escrita por uma menina de apenas 6 anos de idade e, como um milagre natalino, foi parar na caixa postal do Centro de Ressocialização (CR) “Dr. João Eduardo Franco Perlati”, de Jaú. O mais curioso é que a correspondência não tem nenhuma relação com o presídio e nem com familiares de presos.

Sensibilizados com o pedido nada comum, considerando que, geralmente, crianças anseiam por brinquedos no Natal, os funcionários da unidade promoveram uma campanha para arrecadar alimentos e ainda compraram presentes, que foram entregues para a criança na semana passada, justamente no dia do aniversário dela.

“Quando o servidor foi fazer a separação das correspondências, viu que tinha essa carta. Foi sem intenção enviá-la para o Centro de Ressocialização. Ela escreveu para o Papai Noel e quis o destino que chegasse aqui no estabelecimento penal”, destacou o responsável pelo setor de Trabalho e Educação do CR, Marcos Antônio dos Santos.

Ao saber do pedido, a ação solidária foi colocada em prática. Uma caixa com a cópia da cartinha ficou em destaque na portaria da unidade e os funcionários ficaram à vontade para colaborar.

“Não tem como saber quem contribuiu e o que está em cada embrulho, pois, além de alimentos, bolachas, balas e chocolates, eles também compraram presentes”, comemora Marcos, acrescentando que a cesta básica foi doada pela diretora-geral do Centro de Ressocialização de Jaú, Vera Lucia da Silva.

‘SEM PALAVRAS’

Com o endereço informado no remetente do envelope, Marcos foi até a casa da menina, na quinta-feira (22/12), com o objetivo de transformar o aniversário dela em uma data realmente especial, com direito a visita inesperada e presentes. Ao perceber o que estava acontecendo, a criança, que recebeu o servidor do CR acompanhada da mãe e da irmã, ficou sem reação.

“Eu falei: ‘Olha que legal! O Papai Noel leu a sua carta e pediu para eu vir entregar para você’. Ela ficou estática, sem palavras. Apenas sorriu e olhou para a mãe. Depois, virou para mim e agradeceu, dizendo ‘muito obrigado’”, detalha.

“A mãe dela também não entendeu muito bem o que estava acontecendo, pois nem imaginava que algum funcionário da SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) pudesse levar esses presentes. Ela agradeceu e ficou muito feliz por termos atendido o pedido da filha. É uma família humilde e a gente fica contente em poder ajudar de alguma forma”, finaliza Marcos.