27/12/22 | Eliane Borges - Croeste  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Quartos exclusivos para detentos são inaugurados na Santa Casa de Tupi Paulista

Celas especiais contam com dispositivos de segurança e atenderão penitenciárias do município

Em 7 de dezembro, a Prefeitura de Tupi Paulista e a Santa Casa de Misericórdia do município inauguraram dois quartos celas para detentos dentro do estabelecimento hospitalar. A obra é destinada a atender sentenciados internados no local, isolando-os dos demais pacientes, visando trazer maior segurança à população, aos servidores da saúde, aos policiais que cuidam da escolta, bem como aos próprios detentos.

Até então, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Tupi Paulista contava com um único quarto disponível para atender as duas penitenciárias da cidade, tanto a masculina quanto à feminina. “Por questões de segurança, priorizava-se os sentenciados, deixando as mulheres em quartos comuns. Por isso, durante a reforma dos módulos da Santa Casa, no lugar da antiga capela, foram construídos dois quartos celas com dispositivos de segurança como grades nas janelas e gaiola de contenção”, conta Adriana Alkmin Pereira Domingues, diretora da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista.

UNIÃO

A iniciativa só foi possível graças à parceria entre o município, que forneceu os recursos, e o próprio hospital, que forneceu a mão de obra. “Nós abraçamos a causa da construção por entender ser de extrema necessidade garantir aos detentos e detentas um ambiente digno e seguro para eles e para nossos munícipes. A parceria é o compromisso da nossa administração com a saúde de toda a população, inclusive dos reeducandos”, explicou o prefeito Alexandre Tassoni Antonio (Lê).

Para a provedora do hospital, Giselaine Rodrigues Manrique, a entrega das celas especiais foi muito gratificante: “A Santa Casa de Tupi Paulista sempre esteve preocupada com a comunidade usuária, paciente e familiares e convivíamos com uma lacuna em nosso hospital, pois, com a vinda da penitenciária feminina, surgiu um transtorno pela falta desse espaço específico. Daí surgiu a oportunidade de parceria com a administração municipal que nos proporcionou a construção desses quartos celas amplos, confortáveis e seguros...”, relatou a gestora hospitalar.

INAUGURAÇÃO

Além do prefeito, da provedora do hospital e da gestora da penitenciária feminina, estiveram presentes no evento de entrega da obra: Márcia Flora Procópio de Matos, secretária de saúde do município; Roseli Manzano, secretária de saúde de São João do Pau D’Alho; Giseli Moraes, vereadora; Emerson de Carvalho, vice-provedor da Santa Casa e Juliana Romeiro Allegretti Corrêa, diretora de segurança e disciplina da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista.