Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

26/12/22 | Caio Daniel - CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Projeto da SAP concede carta de recomendação profissional a reeducandos prestes a ganhar a liberdade

Documentos foram entregues em solenidade no Centro de Ressocialização de Jaú

A tão esperada liberdade de pessoas presas vem acompanhada de um sonho: a recolocação no mercado de trabalho. Foi pensando nisso que o projeto Portas Abertas foi estruturado e já está sendo colocado em prática. A iniciativa do coordenador da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Noroeste (CRN), Carlos Alberto Ferreira de Souza, visa conceder cartas de recomendação profissional a homens e mulheres que estão prestes a deixar o cárcere.

No dia 20 de dezembro foi realizada uma cerimônia de entrega dos documentos a 21 internos do Centro de Ressocialização (CR) “Dr. João Eduardo Franco Perlati”, de Jaú. Com a declaração assinada pela diretora-geral do presídio e pelos empregadores das empresas em que os detentos já trabalharam durante a execução da pena, eles terão mais chance de encontrar um emprego.

“Ter um documento que garante bom comportamento durante o tempo de reclusão e bom desempenho na função exercida já é um ponto positivo para conquistar uma vaga de trabalho. Nosso papel como Estado é prepará-los (reeducandos) da melhor forma para que retomem as suas vidas lá fora”, explica Souza.

Portas Abertas

O Portas Abertas, desenvolvido pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), em parceria com o Instituto Ação pela Paz, tem como principal objetivo oferecer recomendação profissional a reeducandos por meio de uma carta de apresentação que descreve as habilidades e competências desenvolvidas e aprimoradas durante o cumprimento da pena. Além de auxiliar na busca por uma vaga no mercado de trabalho, a atividade tem o intuito de estimular a valorização pessoal, a autonomia, a responsabilidade e a participação ativa dos ex-detentos na sociedade.

Outras unidades prisionais irão participar do projeto. A ideia é que todos os presídios administrados pela CRN adotem a iniciativa.

aasassa
Topo