23/12/22 | Marcus Liborio - CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Pela primeira vez, evento de reintegração é transmitido ao vivo para familiares de presos

Ação ocorreu na Penitenciária I de Pirajuí, durante cerimônia de abertura da Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda

A Penitenciária I “Dr. Walter Faria Pereira de Queiroz” de Pirajuí foi palco de uma ação inovadora da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). A cerimônia de abertura da Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda, realizada na semana passada, foi transmitida ao vivo para familiares de alguns presos que acompanhavam o evento no cinema da unidade. A iniciativa vai ao encontro da proposta da Jornada, que é ofertar ferramentas para o processo de reintegração social das pessoas privadas de liberdade.

Ainda durante a solenidade, outra novidade: seis detentos que atuaram na reforma do presídio receberam uma carta de apresentação, assinada pelo diretor da penitenciária, indicando os serviços prestados na área da construção civil. A recomendação deverá auxiliá-los na busca de um emprego ao final do cumprimento da pena.

“A Jornada por si só já é um evento excepcional. Na Penitenciária I de Pirajuí foi ainda mais carregado de emoções e realizações, seja pela atuação dos presos na reforma dando todo sentido ao trabalho, ou na participação dos familiares na homenagem que eles receberam. Isso dá sentido à integração e reintegração que deve haver do sistema prisional com a sociedade”, explica o coordenador das unidades prisionais da região noroeste (CRN), Carlos Alberto Ferreira de Souza.

INOVADOR

A iniciativa de transmitir a cerimônia de abertura da Jornada para os familiares de presos partiu da Célula de Referências Técnicas da CRN, vinculada à Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) do Estado. Para tanto, foi criado um link na plataforma Teams, para que fosse possível acessar o conteúdo online. Duas câmeras captavam as imagens, que eram transmitidas em dois telões.

“Havia o desejo de efetivar cidadania em um dos eixos fundamentais no processo de ressocialização: o grupo familiar. Fazendo-os presentes na Jornada se torna uma via de mão dupla no reconhecimento e corresponsabilidade de todos os atores que fazem a reintegração social se tornar realidade”, pontua a responsável técnica pela Célula da CRN, Ana Carolina de Lima Cordeiro.

O evento contou com depoimento de presos sobre transformação de vida por meio do trabalho e estudo. O público virtual, formado em sua maioria por esposas, mães, pais e filhos dos reclusos, acompanharam, ainda, a entrega de cartas de apresentação para os sentenciados que atuaram na reforma da penitenciária, além de assistirem um vídeo do trabalho de restruturação realizado na unidade.

‘REINGRESSO À SOCIEDADE’

“Fiquei muito feliz e orgulhosa, como mãe, em ver o meu filho neste evento. Creio que esse tipo de iniciativa venha trazer a todos um novo reingresso à sociedade”, elogiou a mãe de um dos apenados que participava da cerimônia.

“Achei importante essa ação de integrar nossos familiares a este evento. Me senti honrado por saber que a minha família estava participando, mesmo que virtualmente. Era como se estivessem presentes ali comigo”, destacou um dos reeducandos.

“Chorei muito ao ver a minha família tão bem pelo vídeo. Receber a carta de apresentação também foi algo muito significativo pra mim. Irá me ajudar a me recolocar no mercado de trabalho”, observa outro detento.

REFORMA

O evento solene na Penitenciária I de Pirajuí marcou, também, a entrega da reforma e automação de todos os pavilhões habitacionais da unidade. O trabalho foi realizado por servidores que atuam em unidades da região noroeste e contou com mão de obra carcerária – detentos com experiência na área da construção civil.

Com isso, houve uma economia expressiva de recursos ao governo do estado, uma vez que não foi necessário contratar empresa para a realização das obras.

“Fica a sensação de missão cumprida em benefício aos servidores que buscavam melhores condições de segurança e trabalho, e também para os reeducandos que participaram da obra e transformaram a unidade em um ambiente melhor para cumprimento da pena”, pontua o diretor da PI de Pirajuí, Paulo Rogério Prieto Martins dos Santos.

AUTORIDADES

O evento contou com as presenças dos juízes Davi Márcio Prado Silva e Leandro Eburneo Laposta, ambos do Departamento Estadual de Execuções Criminais (Deecrim) - regional Bauru; do presidente da Câmara de Pirajuí, Ademir José Alves (China); da coordenadora de pró-reitorias do Centro Universitário de Lins (Unilins), Carolina Paulino; de representantes da CRSC e da Igreja Universal do Reino de Deus, além de diretores de diversas unidades prisionais da região.