13/12/12 | Rafael Marinho - Assessoria de Imprensa - SAP

Feira da cidadania no CPP de Pacaembu

O projeto conscientizou os reeducandos sobre a tuberculose

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Palestrantes explicam as causas da doença

Em todo o sistema prisional do Estado de São Paulo é possível ver atividades e maneiras de preservar a saúde física e mental dos presos, com palestras e iniciativas que esclarecem e auxiliam na prevenção de doenças.

No Centro de Progressão Penitenciária de Pacaembu (CPP), foi realizado entre os dias 5 e 17/11 a 2ª Feira da Cidadania. O projeto dessa vez, levou ao público o conhecimento e a conscientiza- ção sobre o que é tuberculose, além das formas de prevenção, contágio, diagnóstico, entre outras dúvidas a respeito da doença.

O programa trouxe aos reeducandos, interação entre eles e, ainda, a troca de experiências vividas, seja com sintomas próprios ou com pessoas próximas. Foi levantado que 151 sentenciados preencheram a ficha de inclusão para fazer esses relatos, com a participação efetiva de 147 cadastrados.

O mesmo procedimento foi feito em dois dias distintos, com a intenção de atingir um número maior de participantes. Antes o evento foi realizado nos dias 30 e 31/10, na sala de oficina do CPP.

Por fim, o diretor técnico Gilberto Pavesi, que foi responsável pela abertura, junto com a diretora Susette Aparecida Valente e Irani Morichita, que representou a direção do Centro Reintegração Social, se mostraram contentes e enxergaram de forma evolutiva no que diz respeito à relação pessoal entre os reeducandos, com a prática que foi estabelecida no CPP.