22/12/22 | Amanda de Oliveira - CRC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

GIR realiza ações sociais de Natal nos municípios de Piracicaba e Itapetininga

Ação solidária e palestra buscaram estreitar laços entre o sistema prisional e a sociedade

“Quando eu crescer, quero ser policial igual a você”. Foi assim que um integrante do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) de Piracicaba foi recebido por um garoto de 8 anos que, atualmente, mora na Casa do Bom Menino, uma instituição com capacidade para 106 crianças.

No dia 7 de dezembro, a instituição abriu as portas para receber agentes operacionais do GIR do município e também de Itirapina. Isso porque eles fizeram a entrega de 325 caixas de leite longa vida que foram arrecadadas em um treinamento que ocorreu na unidade de Santa Cruz da Conceição, e também pela Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa) da Penitenciária Masculina de Piracicaba.

Foi um encontro ímpar entre homens treinados para manter a ordem do sistema prisional e crianças que nem ao menos faziam ideia de quem eles realmente eram. Os operacionais esqueceram do velho ditado popular ‘homem não chora’ e emocionaram por cada olhar cativante que encontraram ali.

Durante o momento da entrega, um integrante do GIR chamou a atenção da criançada, era o Mike, um cão labrador farejador. Um animal dócil que permitiu aos menores uma aproximação com toque, carinhos e afagos. Até uma criança de cerca de 3 anos de idade permitiu a aproximação do cãozinho. No início, os olhinhos assustados da criançada demonstravam insegurança. Com a presença de Mike, se sentiram à vontade até para esconder celulares para que ele os encontrasse.

O diretor do Grupo Regional de Ações de Segurança e Disciplina (Grasd), Bruno Roberto de Souza, disse que a ideia é arrecadar mais alimentos a cada treinamento a fim de beneficiar instituições filantrópicas e tornar o GIR um agente promovedor do bem em causas sociais.

Outras ações

Além da iniciativa solidária feita por operacionais de Piracicaba e Itirapina, em novembro, integrantes do GIR da Penitenciária de Guareí II estiveram na Escola Municipal Profª Maria Aparecida Idálio, localizada em Itapetininga, realizando uma palestra e fazendo demonstrações dos trabalhos efetuados interna e externamente envolvendo os cinotécnicos e os cães de guarda, proteção e faro dos canis da SAP para alunos do 5º ano.

A palestra foi bem dinâmica e contou com a interação dos alunos, que estavam atentos a cada movimento feito pelos operacionais com os cães. As interações foram feitas no pátio da escola. Eles fizeram perguntas e tiveram todas as suas dúvidas sanadas.