07/12/22 | Patricia Freitas - CRSC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Reintegração Social da SAP promove palestra com filósofo Mario Sergio Cortella

Professor trouxe, de forma descontraída, reflexões sobre as necessidades de mudança e incentivos para buscar sempre o melhor para a vida

“Mudar é complicado. Acomodar é perecer”. Foi inspirado neste tema que os servidores da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania puderam vivenciar uma tarde de aprendizado e reflexões no dia 23 de novembro com uma palestra do professor Mario Sergio Cortella.

O evento ocorreu no Auditório do Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) e contou com a presença do Secretário da Administração Penitenciária, Coronel Nivaldo Restivo, da coordenadora da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania, Carolina Passos Branquinho Maracajá, dos coordenadores das Unidades Prisionais da Região Central e Noroeste, Jean Ulisses Carlucci e Carlos Alberto Ferreira de Souza, respectivamente, entre outras autoridades.

A tarde de integração com os servidores começou com um café da tarde oferecido pela Igreja Universal do Reino de Deus. Logo em seguida, o evento contou com a fala da coordenadora Carolina, relembrando a sua trajetória profissional, mencionou sobre seu sonho de agir como garantidora de políticas de transformação a sociedade e de poder realizar no ambiente carcerário, o quanto é desafiador a busca constante da reintegração social e seu foco principal em se cumprir a obrigatoriedade da humanização no cumprimento da pena, inclusive como forma de prevenção a novos delitos e de concessão de um novo horizonte a quem se envolveu com a criminalidade. E relembrou um fato enquanto Diretora Regional das CAEFs da Região Central, quando iniciou na CRSC "Eu apresentava vídeos no início de nossas reuniões bimestrais, de professores e filósofos, como o professor Mario Sergio Cortella, para reflexões, e hoje trazê-lo pessoalmente para vocês, é indescritível este sentimento”.

O evento contou com a participação especial virtual do Desembargador Luiz Antonio Cardoso, por meio de um vídeo, já que o mesmo não pode comparecer ao evento. Em sua fala, o magistrado agradeceu e destacou a importância dos profissionais que auxiliam na execução das penas nas Unidades de Atendimento de Reintegração.

Já Nivaldo agradeceu e parabenizou o empenho de todos os servidores “Eu participei do outro lado da segurança pública, prendendo e mandando prender. Hoje eu tenho que cuidar daqueles que eu prendi ou mandei prender, hoje entendo como funciona este ciclo. Agradeço e reconheço o brilhante trabalho que fazem”.

Sempre muito animado, o palestrante Cortella iniciou sua fala trazendo importantes reflexões sobre mudanças, comportamentos e incentivando a todos a buscarem o crescimento pessoal e profissional. Ele ressaltou em sua fala o medo da mudança que pode atrapalhar e atrasar o êxito em qualquer atividade em que se está empenhado.

Com uma de suas frases mais populares “Faça o teu melhor, na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores, para fazer melhor ainda”, Cortella acrescentou ainda: “Eu não quero ser melhor do que você, eu quero ser o melhor para você, na condição que eu tenho”.

A tarde de integração foi desenvolvida para os servidores que atuam na Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania e foi também transmitida no Youtube, convidando os demais servidores da Secretaria para que pudessem vivenciar essa experiência motivadora.