Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

06/12/22 | Beatriz Covello – Coordenadoria de Saúde  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Campanha “Fique Sabendo” começa a realizar testes para detecção de sífilis e HIV em presos

Ação acontece durante o mês de dezembro e faz alusão ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS

Testes rápidos para a detecção precoce de sífilis e HIV serão aplicados na população privada de liberdade no período de 7 a 12 de dezembro de 2022. Os testes fazem parte da campanha “Fique Sabendo” que também visa conscientizar a população para prevenção e cuidados com as demais Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

A campanha faz referência ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS e é realizada em todo o Estado de São Paulo, com apoio da Secretaria Estadual de Saúde, por meio do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids.

Para a aplicação dos testes e contribuições na campanha, a Coordenadoria de Saúde, por meio do Grupo de Planejamento e Gestão de Atenção à Saúde da População Prisional (GPGASPP) e do Centro Regional de Atenção à Saúde da População Prisional da Região Metropolitana (CRASPP), realizou, em outubro, a capacitação dos profissionais de saúde da Secretaria. Os enfermeiros, Alexandre Lazinho dos Santos e André Gonçalves, e as Farmacêuticas, Rita de Cassia Mauerwerk Perri e Renata Trevisan, foram os multiplicadores responsáveis.

Durante a formação os participantes colheram uma pequena amostra de sangue, através de uma picada na ponta do dedo, que quando em contato com produto reagente é possível saber se a pessoa está infectada com o vírus. O teste é ágil, de fácil execução e sua leitura e interpretação é feita em até 30 minutos.

aasassa
Topo