Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

01/12/22 | Amanda de Oliveira - CRC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Penitenciária de Campinas promove ações de saúde para servidores e reeducandas

Carreta da mamografia e palestra sobre prevenção ao câncer de próstata marcaram ações para combater as doenças

A Penitenciária Feminina de Campinas, em parceria com o Hospital do Amor, realizou a Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama, atendendo cerca de 100 mulheres, servidoras e reeducandas da unidade prisional. O atendimento ocorreu de 7 a 11 de novembro, período em que as mulheres foram deslocadas da penitenciária para o Hospital do Amor, que fica em frente à unidade. A ação faz parte de uma iniciativa da Coordenadoria de Saúde da Secretaria da Administração Penitenciária, juntamente com a Secretaria de Saúde do Município.

A ação levou ao presídio uma carreta com a infraestrutura necessária para realizar exames preventivos ao câncer de mama e outras doenças e permitiu que as mulheres privadas de liberdade, na faixa etária acima dos 40 anos, o acesso ao exame de mamografia gratuitamente, sem o pedido médico ou agendamento.

Caso ocorra alterações no resultado do exame, é feita uma ultrassonografia na própria carreta e, caso apareça algum nódulo, providencia-se a punção para biópsia e daí se encaminha para tratamento cirúrgico ou quimioterápico. Se o resultado do exame não apresentar alterações, somente deverá ser adotado o cuidado de repeti-lo regularmente.

Novembro Azul

Além de receber a carreta da mamografia, a unidade prisional promoveu no dia 18, uma palestra referente à campanha Novembro Azul, em parceria com a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa), a qual teve como foco a prevenção ao câncer de próstata. Luiz Lauro Ferreira, palestrante e radialista, falou acerca da importância dos cuidados e prevenção à saúde, além de transmitir mensagens motivacionais e de superação à servidores e reeducandas.

aasassa
Topo