Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

30/11/22 | Isabella Hasckel - Estagiária de Jornalismo/SAP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

SAP oferece a servidores curso que aborda as relações humanas durante o trabalho

Atividades começaram em 10 de novembro e seguem até o próximo ano em outras regiões do Estado

A Ouvidoria da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), em parceria com a Escola de Administração Penitenciária (EAP) oferece um curso presencial para diretores de Segurança e Disciplina e de Portaria de unidades prisionais da Pasta.

Chamado de “Curso Relações Humanas, pós pandemia e polícia penal - um debate necessário sobre as inter-relações no ambiente prisional”, ele tem como objetivo conscientizar o servidor sobre o espaço funcional que ocupa e sobre as relações pessoais e profissionais que se entrelaçam no ambiente de trabalho.

As atividades começaram no dia 10 de novembro e têm duração de quatro horas. Até o momento, 250 servidores se formaram na Coordenadoria da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) e da Coordenadoria da Região Central (CRC). As outras coordenadorias também terão o curso disponível e as inscrições serão reabertas em janeiro de 2023.

As aulas seguem um formato de roda de conversa e são ministradas pela Ouvidora da SAP, Ana Paula Bento da Silva, além de Antônio Carlos de Prado e Michel Lima de Souza.

“O curso conta com interações práticas do dia a dia do serviço prisional trazendo aos servidores uma linguagem ancorada na teoria da comunicação não violenta, com o objetivo de ressaltar que a forma de comunicação pode contribuir para melhorar falas e relações proporcionando um ambiente de trabalho mais sadio e um serviço público mais efetivo”, explica Ana Paula.

A ideia, segundo ela, é discutir o ambiente prisional como espaço de múltiplas relações e como a forma de comunicação pode afetar essas relações.

O coordenador das unidades prisionais da Região Central, Jean Ulisses Campos Carlucci, participou do curso e ressaltou a importância dele para o aprimoramento dos atendimentos prestados aos usuários do serviço público, “uma vez que as devolutivas norteiam as ações, sejam elas para reforçar e estimular as boas práticas, ou reduzir e mitigar as que estiverem desalinhadas com a missão da nossa Secretaria ”, afirma Carlucci.

Para o coordenador, o curso é um meio de enriquecimento para as relações. “Em um mundo informatizado, a velocidade das informações exige que a tomada de decisão seja cada vez mais eficiente e assertiva. Desta forma, entendo que a capacitação destinada aos diretores de Segurança e Disciplina, Portaria e Chefes de Equipe veio para enriquecer a relação entre os operadores e os usuários do serviço público ”, finaliza.

aasassa
Topo