Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

29/11/22 | Sonia Pestana- Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Drauzio Varella fala sobre Novembro Azul aos servidores da Coremetro

Palestra de conscientização sobre o câncer de próstata abordou os cuidados necessários com a saúde em geral

Com capacidade total de público, o auditório da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo abriu suas portas para um bate-papo com o médico oncologista Drauzio Varella. A convite da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), com apoio do CDP Belém II, o médico focou os vários fatores que influenciam na perda de saúde e, consequentemente, na possibilidade de desenvolvimento do câncer de próstata.

Com mais de 30 anos de atendimento voluntário no sistema paulista, Varella relatou que há muito acompanha o dia a dia dos servidores da secretaria. Segundo ele, a maioria dos homens mantém poucos cuidados com a saúde. Além disso, ele destacou que grande parte deles adota um estilo de vida que não leva em conta o bem-estar físico e mental.

De acordo com o médico, o trabalho do Agente de Segurança Penitenciária (ASP) é de grande responsabilidade, exigindo atenção e colocando o organismo em alerta 24 horas. Exatamente por isso, o profissional recomenda cuidados com a saúde masculina antes mesmo dos 40 anos.

Cuidados necessários

Para envelhecer da forma mais digna, o palestrante destacou que não há nada mais importante que nosso corpo. Por isso, aconselha cuidados com alimentação, prática de atividade física e parar de fumar. Varella não economizou elogios à forma como a mulher leva a sério sua saúde. Segundo ele, as mulheres, em geral, não descuidam dos exames anuais e esse seria um bom exemplo a ser seguido pelo público masculino.

Em tom de brincadeira, disse que o sexo frágil, na verdade, é o homem. De acordo com Varella, as mulheres vivem, em média, sete anos a mais que os homens, exatamente pelos cuidados adotados ao longo da vida.

Quanto aos exames preventivos contra o câncer de próstata, o médico deu especial destaque ao diagnóstico precoce à doença. Ele citou o famoso PSA, ou Antígeno Prostático Específico, feito por meio do exame de sangue. E, como importante complemento, o toque retal que possibilita identificar sinais de doenças na próstata.

Com a intenção de promover a multiplicação das informações, a Cipa da Coremetro possibilitou a transmissão da palestra para as unidades da capital e grande São Paulo. O bate-papo com Varella contou com ouvidos atentos em 10 unidades da coordenadoria, a exemplo dos Centros de Detenção Provisória do Belém II, Feminino de Franco da Rocha, Santo André, Itapecerica da Serra e das unidades de Pinheiros II e III. Quanto às Penitenciárias, os servidores das unidades I, II e III de Franco da Rocha estiveram antenados às informações do médico.

aasassa
Topo