28/11/22 | Marcus Liborio – CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Servidores da Penitenciária de Cerqueira César recebem Prêmio Josué de Castro

Cerimônia ocorreu em São Paulo. Unidade conquistou primeira colocação na categoria Projeto de Política Pública

Servidores da Penitenciária de Cerqueira César participaram, no início do mês, da cerimônia de entrega do Prêmio Josué de Castro, no Salão Nobre da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. A unidade prisional faturou a primeira colocação na categoria Projeto de Política Pública, em concurso realizado no ano passado. O evento contou com exposições, seminários e iniciativas focadas no combate à insegurança alimentar.

Teve como objetivo divulgar e expor as ações e projetos de produção de alimentos de combate à fome e desnutrição. Marcou, ainda, os lançamentos da revista Josué de Castro e do torneio de 2022.

O projeto "Cultivando Sustentabilidade", desenvolvido na Penitenciária de Cerqueira César, vislumbrou a realização de cursos profissionalizantes voltados ao cultivo e utilização adequada do solo, com foco não somente na capacitação dos presos como também no aumento da produtividade.

A iniciativa, portanto, busca tanto a sustentabilidade quanto a autossuficiência no fornecimento de hortaliças e leguminosas à população prisional, o que tem suprido a demanda do consumo interno, além de possibilitar, em alguns períodos, ofertar o excedente à Santa Casa de Misericórdia do município.

‘EXPERIÊNCIA ÍMPAR’

O diretor do Centro de Trabalho e Educação (CTE) da Penitenciária de Cerqueira César, Leandro Valério Dálio, e o servidor Benedicto Leme participaram do evento em São Paulo. Os dois expuseram as iniciativas implementadas na horta da unidade.

“Foi uma experiência ímpar, tanto o contato com a sociedade civil quanto demonstrar os trabalhos desenvolvidos, consolidando, assim, o compromisso em promover uma alimentação saudável e de qualidade aos custodiados e também ao corpo funcional”, destaca Leandro.

“É gratificante ser reconhecido por outra Secretaria e poder levar, à sociedade, o trabalho que realizamos. É importante, enquanto servidor, participar de um evento como esse”, complementa Leme.

A premiação é feita por meio do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea/SP), vinculado à Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro).

AUTORIDADES

Compuseram o palco do evento o titular da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, Francisco Matturro; a Secretária de Desenvolvimento Social, Célia Leão; o Secretário Executivo de Agricultura e Abastecimento, Adriano Quercia; o Diretor do Fundo Social de São Paulo e representante da primeira-dama Luciana Garcia, Ernani Gouveia.

Estiveram presentes, ainda, o prefeito de Adamantina - que representou o Poder Público Municipal, Marcio Cardim; o subsecretário de Abastecimento e Segurança Alimentar, Celso Matsuda; o subsecretário de Agricultura, Orlando Melo de Castro; a diretora social da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), Regina Covas; e o chefe de Gabinete da Secretaria de Agricultura, Ricardo Lorenzini.