28/11/22 | Assessoria de Imprensa - SAP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Coordenadoria de Saúde realiza 1º encontro Estadual de Gestores de Saúde

O evento promoveu interação e troca de experiência entre os participantes

O 1º encontro de Gestores de Saúde da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) foi realizado na terça-feira, 22, no Auditório da Secretaria da Fazenda e Planejamento, e reuniu os Diretores Técnicos de Saúde das Unidades Prisionais, Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), Centros Regionais de Assistência à Saúde da População Prisional (CRASPP) e Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVIDASS) de todas as regiões do Estado.

O evento foi promovido pela Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário em parceria com a Escola da Administração Penitenciária (EAP) e contou com o apoio da Secretaria da Fazenda e Planejamento e Secretaria Estadual da Saúde.

A ação teve como objetivo discutir aspectos relativos à gestão em saúde, considerando as peculiaridades do sistema prisional, tendo sido promovido interatividade entre os grupos, além de reflexões sobre ações cotidianas nas diferentes regiões de São Paulo.

A mesa de abertura teve a participação de Marizete Peixoto Medeiros, médica sanitarista da Secretaria de Estado da Saúde, que reafirmou a importância da Política Nacional de Atenção Integral à População Prisional (PNAISP) e da Diretora Geral da Escola da Administração Penitenciária, Gisele Angélica Silveira Rodrigues, que refletiu sobre a relevância do evento, como aprimoramento técnico e profissional.

Os convidados Mário Augusto Porto, psicólogo e mestre em saúde pública pela USP, e Miryam Cristina Maziero Vergueiro da Silva, mestre em Ciências da Saúde pela USP, abordaram temas sobre gestão estratégica e de equipe na área da saúde e a importância da comunicação assertiva no ambiente de trabalho.

O cotidiano dos profissionais de saúde da SAP também foi um dos temas tratados. Depoimentos de servidores nas unidades representaram o protagonismo e a necessidade do trabalho de profissionais de saúde, numa perspectiva dialógica.

A Coordenadora de Saúde, Kely Hapuque Cunha Fonseca, ressaltou como o papel e atuação de cada servidor dentro dos estabelecimentos penais são importantes para a realização do trabalho, principalmente durante todo o período pandêmico. Ela destacou, ainda, a importância da realização deste e de outros encontros, tanto para a partilha de atividades realizadas como para a interação entre os grupos e construção de novas políticas de saúde.

Estiveram presentes 168 Diretores de Saúde, representando vários setores da SAP, os quais participaram ativamente das dinâmicas propostas.