22/11/22 | Assessoria de Imprensa - SAP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

SAP entrega duas penitenciárias na cidade de Gália

Unidades custaram R$ 81,6 milhões e terão capacidade para abrigar 1.646 presos

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) inaugurou, no dia 22/11, as penitenciárias masculinas de Gália I e II, a cerca de 400 km da capital paulista. Os novos presídios terão capacidade para custodiar 1.646 presos do regime fechado - condenados e provisórios -, vindos de delegacias e outras unidades penais - ampliando a oferta de vagas na região. O valor de investimento foi de R$ 81,6 milhões.

As duas unidades contam com o sistema automatizado de abertura e fechamento das celas, uma ferramenta elaborada pelos técnicos da SAP, que possibilita aos funcionários movimentarem os custodiados sem que haja contato. A exemplo de outras unidades, há raio-x, detector de metal e escâner corporal. Os dois locais oferecem pavilhões de trabalho, cozinha industrial, dez salas de aula, salas para professores, além de fornecimento de água quente e banheiros acessíveis, algo implementado, nesta gestão, em 100% dos presídios paulistas.

O Secretário da Administração Penitenciária, Coronel Nivaldo Restivo, esteve no local ao lado do Governador do Estado, Rodrigo Garcia. Ambos percorreram as dependências das unidades e conversaram com os funcionários que passaram a trabalhar ali. Na oportunidade, Nivaldo agradeceu a Garcia pelos benefícios viabilizados e elencou alguns dos principais para os policiais penais e profissionais da área meio. "Ele (Rodrigo Garcia) autorizou o provimento de 1.140 cargos de agente de segurança penitenciária, o provimento de 1.593 agentes de escola de Vigilância Penitenciária, que se formam dia 21 de dezembro, e o provimento de 416 cargos da área meio. Foram mais de 3 mil novos profissionais que o senhor autorizou o provimento nesse espaço que o senhor está à frente Governo do Estado, um legado sólido, importante, é um legado que a Administração Penitenciária ansiava de longa data", disse.

O Governador Rodrigo Garcia que chegou a visitar vários ambientes, entre eles a sala de monitoramento e segurança, destacou a importância da reintegração social dos privados de liberdade. "Em Gália, estamos fazendo a entrega de duas novas penitenciárias para a região para que a que a gente possa conseguir ainda fazer a reinserção social desses apenados", citou.

As unidades ficam na Rodovia SP - 331, km 168, sentido norte e têm 23.028,36 m² de área construída.