Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

17/11/22 | Sonia Pestana - Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Uso consciente da água resulta em respeito ao meio ambiente e economia de gastos

Centro de Detenção Provisória de Santo André cria projeto de consciência ambiental do uso adequado da água

Uma iniciativa desenvolvida no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Santo André vem criando uma consciência ambiental, tanto nos servidores quanto nos custodiados, sobre o uso sensato e adequado da água, um recurso natural finito. A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), apoiou a ação.

Desde abril de 2021, a unidade vem promovendo melhorias estruturais nos pavilhões habitacionais, com destaque para as ações do projeto “Uso consciente da água” e para a conversão de energia elétrica de 110V para 220V. Segundo o diretor da unidade, Ricardo Vieira da Silva, os agentes interessados buscaram formas diferenciadas de promover melhorias na distribuição de água potável às celas do estabelecimento penal.

Passos importantes

Uma das mudanças mais significativas promovidas pelo projeto foi a instalação de caixas d’água em cada cela. De acordo com Vieira da Silva, a partir da conscientização da importância do uso sensato e adequado do recurso natural, a adesão dos reclusos à iniciativa foi total. Essa medida resultou no uso da água de forma responsável, garantindo fornecimento de forma ininterrupta.

O dirigente da unidade prisional explica que todo controle de distribuição de água dos reservatórios centrais é realizado via componente eletrônico. De acordo com ele, o abastecimento é totalmente automático, segundo a programação estabelecida, poupando, assim, a mão de obra de servidores para qualquer manuseio de liberação.

Estiveram envolvidos na ação três funcionários e dez reeducandos que prestam serviços de manutenção e preservação no CDP. Paralelamente a isso, o serviço do apenado garante remição de pena – a cada três dias trabalhados, é remido um dia da condenação.

Investimentos

Para a implantação do projeto houve a necessidade de promover uma reforma estrutural na unidade, envolvendo desde a instalação de caixas d’águas individualizadas para cada cela até a substituição de fiação elétrica e dos encanamentos de água e de esgoto, num custo aproximado de R$ 64 mil.

Desde seu início, o projeto “Uso Consciente da Água” vem comprovando sua eficácia com respeito aos recursos naturais. Já no que se refere à economia gerada aos cofres públicos na conta de consumo de água da unidade os resultados impressionam.

Quando comparadas às faturas do período de dezembro de 2021 a agosto de 2022, o montante economizado foi de aproximadamente R$ 831 mil no período. Outro parâmetro que comprova a eficácia da ação está no consumo de água registrado em novembro de 2021, que era de 5.849 m³, em comparação ao consumo de agosto de 2022, que foi na ordem de 3.100 m³.

aasassa
Topo