16/11/22 | Eliane Borges - Croeste  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Penitenciária Feminina de Tupi Paulista realiza evento com 680 reeducandas

Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda proporcionou mutirão de assistências diversas

Em 11 de novembro, a Penitenciária Feminina de Tupi Paulista encerrou a 5ª edição da Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda para reeducandas dos regimes provisório, fechado e semiaberto. Com início no dia 7/11, o evento envolveu toda a população prisional de 680 reeducandas, registrando um total de 2.594 atendimentos voltados à humanização, autoestima, ensino profissionalizante e cidadania dentro do cárcere.

A cerimônia de abertura se deu na terça-feira (8), com a presença juiz de direito da 1ª Vara de Tupi Paulista, Vandickson Soares Emidio, bem como a diretora substituta da Central de Atenção ao Egresso e Família (CAEF) de Presidente Prudente, Larissa da Silva Turollo, e o coordenador de organização escolar da Escola Professora Léa Aparecida Vieira Guedes, Pedro Carlos Zanard, escola vinculada à educação da unidade prisional.

Segundo a diretora da penitenciária, Adriana Alkmin Pereira Domingues, o evento procurou desmistificar o mundo prisional, garantindo relações e trocas de experiências importantes no processo de reintegração social. Também demonstrou a legitimidade das atividades, bem como a qualidade dos serviços prestados e contribuiu para o desenvolvimento do serviço penitenciário, que tem a missão de cumprir a aplicação da Lei de Execução Penal, visando a reintegração das reeducandas.

Dentre as atividades de atendimentos médicos podemos citar: consultas ginecológicas e neonatais, verificação de peso e pressão, autoexame das mamas, exame de Papanicolau, cortes de cabelo, vacinação e testes rápidos de Hepatite B e C. Já as palestras abordaram temas diversos como tabagismo, manutenção de vínculos familiares, desenvolvimento infantil e conexão materna, Doenças Sexualmente Transmissíveis, identidade Trans e violência doméstica. Houve ainda assistência religiosa, inclusive batismos, e projetos voltados à ressignificação de vida e valores pessoais.

Para tanto, a penitenciária contou com as seguintes parcerias: Defensoria Pública, Associação Educacional Toledo de Ensino, Juiz Corregedor da 5ª RAJ DEECRIM de Presidente Prudente, Associação Educacional Toledo de Ensino, UNIFADRA, Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja Comunidade das Nações, Igreja Assembleia de Deus Ministério do Belém, Congregação Cristã do Brasil, escola vinculadora, Centro Paula Souza, Fundação “ Prof. Dr. Manuel Pedro Pimentel” (FUNAP), Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste) e Projeto “Roteiro Único de Trabalho Humanizado” idealizado pela juíza de direito Ruth Duarte Menegatti, tendo como responsável técnica a psicoeducadora Denise Alves Freire.

A Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda é uma realização da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio do Grupo de Capacitação Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE) da CRSC, em parceria com as Coordenadorias Regionais de Unidades Prisionais, a qual tem como objetivo oferecer às reeducandas um conjunto de serviços essenciais para auxiliá-las na retomada da vida em liberdade.