Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

09/11/22 | Caio Daniel - CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Servidores da SAP usam música para cuidar da saúde mental

Ação da Sipat integrou funcionários da sede da CRN e da PI de Pirajuí para refletirem sobre a importância do bem-estar da mente

É muito comum encontrar entre o corpo funcional da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), agentes penitenciários e administrativos que se destacam pelo talento musical. Foi pensando nisso, e usando as habilidades de cada servidor, que as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) da Coordenadoria da Região Noroeste (CRN) e da Penitenciária “Dr. Walter Faria Pereira de Queiroz”, a PI de Pirajuí, se uniram para promover um evento especial sobre saúde e bem-estar da mente.

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat) conjunta ocorreu entre os dias 24 e 27 de outubro, no salão recém-inaugurado da PI, e abordou diferentes atividades que estimularam a interação entre os integrantes, o autoconhecimento, a prática de exercícios físicos e de cuidados com a alimentação.

O baixista Victor Ito, presidente da Cipa da sede da CRN, e o baterista Rodolfo Marques, Agente de Segurança Penitenciária (ASP) da PI de Pirajuí, falaram ao público sobre como a música pode ser um fator positivo, principalmente para trabalhadores do sistema prisional. “Seja como praticante, ouvinte ou aprendiz, a música pode oferecer diversos benefícios, como o estímulo da criatividade e a melhora da concentração”, explicou Ito.

O final da apresentação contou com clássicos do Rock como “Have you ever seen the rain”, do grupo Creedence Clearwater Revival, “Last Kiss” da banda Pearl Jam, “Tempo Perdido”, de Legião Urbana e “Primeiros Erros”, de Capital Inicial, entre outros.

VALORIZAÇÃO DA VIDA

Com foco na valorização da vida, os psicólogos Alba Trombini e Rafael Aruth apresentaram palestras, em dias diferentes, sobre como ter uma mente saudável, com dicas valiosas como: viver momentos de lazer, cuidar do sono, fugir da procrastinação e falar a respeito de sentimentos. Ambos os profissionais finalizaram a atividade com dinâmicas individuais, para destacar pontos positivos de cada um, e em grupo, para desenvolver o espírito colaborativo e o respeito ao próximo.

CORPO E MENTE EM MOVIMENTO

Boa alimentação e exercícios físicos devem caminhar juntos. É o que explicou aos membros da Sipat a nutricionista e especialista em Nutrição Esportiva e Obesidade Maria Rita Andrioti. De acordo com ela, essa combinação pode gerar melhorias para o sono, reforço para os músculos e ossos, além de sensação de relaxamento.

Na questão de exercícios físicos, os ASPs e professores de Educação Física de formação André Ricardo Marcato e Fernando Barreto, colaboradores da sede da Coordenadoria Noroeste, colocaram em prática essa recomendação e promoveram rodas de ginástica laboral nos dois estabelecimentos penais.

Outra forma de se movimentar é passeando com um pet. De acordo com o cinotécnico do canil da PI de Pirajuí, Carlos Morgado, levar um bicho de estimação para passear faz com que o corpo gaste energia, o que ajuda a controlar o peso e aliviar sintomas de estresse e ansiedade. A apresentação do profissional também contou com a exibição de ações táticas do cão Logan, um dos animais adestrados que ajuda na segurança das unidades prisionais da região.

CUIDADOS COM A MENTE NO PÓS-PANDEMIA

Responsável pela Cipa da PI, Mary Shamas explica que a ideia da Sipat deste ano foi abordar temas relacionados à saúde mental, pois “questões emocionais têm afetado cada vez mais o dia a dia das pessoas, principalmente no pós-pandemia”. É o que revela a Organização Mundial da Saúde (OMS) em pesquisa realizada em março deste ano. De acordo com a entidade, a pandemia de covid-19 desencadeou um aumento de 25% na prevalência de ansiedade e depressão em todo o mundo.

“Conseguimos trazer profissionais que abordaram acerca de valorização pessoal, autoajuda, e a influência da música e do exercício físico para o bem-estar mental. Todos puderam levar consigo um pouco do que aprenderam para os seus lares e para comunidade em geral”, finaliza a Mary.

aasassa
Topo