Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

17/10/22 | Marcus Liborio - CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Canil da PI de Pirajuí leva diversão para crianças de projeto social em Bauru

Cães Logan e Terry demonstram suas habilidades em ação que buscou destacar o trabalho realizado nos presídios

Adestradores do canil da Penitenciária I “Dr. Walter Faria Pereira de Queiroz”, de Pirajuí, fizeram duas apresentações na Wise Madness, entidade de Bauru que atende crianças e adolescentes em vulnerabilidade social no contraturno escolar. Os cães Logan e Terry, das raças pastor belga malinois e bloodhound, respectivamente, demonstraram suas habilidades e levaram bastante diversão aos pequenos em ação que busca mostrar um pouco das funções desempenhadas pelos animais nos presídios.

“Um dos objetivos da atividade é enfatizar o nosso trabalho, seja na Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) ou em apoio a outros órgãos de segurança, demonstrando a obediência dos cães; o emprego de faro na busca de celulares e drogas, por exemplo; a atuação deles no controle de distúrbios e na segurança interna e externa das unidades prisionais”, destaca o cinotécnico responsável pelo canil da PI de Pirajuí, Carlos Eduardo Morgado.

O evento foi realizado na semana passada, para duas turmas, totalizando 75 participantes. Inicialmente, os adestradores apresentaram os equipamentos utilizados no trabalho com os cães. As crianças puderam, inclusive, experimentar o capacete e a roupa antimordida, vestimenta usada no treinamento de ataque do animal.

FARO APURADO

Logan foi o primeiro a mostrar as suas habilidades. Com faro apurado, o cão fez uma busca de aparelho eletrônico. Em poucos segundos, conseguiu encontrar um celular que havia sido escondido dentro de um cano de plástico, em exercício que comprova a capacidade olfativa dos cães.

“É importante ressaltar que, no caso de busca por entorpecentes, o animal não tem qualquer tipo de contato físico com as drogas. Ele é treinado com odores produzidos especificamente para esse tipo de capacitação”, explica Morgado.

A apresentação contou, ainda, com comandos de obediência, guarda e proteção, que demonstram a agressividade do animal. Esse recurso é utilizado com o objetivo de intimidar o oponente e, dessa forma, evitar o uso de armas ou força física para detê-lo.

A equipe também simulou uma situação de fuga, de um homem armado de faca. Sob os comandos de Morgado, o pastor belga malinois Logan escolta o indivíduo que, quando investe contra o policial penal, é imediatamente imobilizado pelo cão.

APROXIMAR

Além de exibir a desenvoltura dos cães em ações de rotina, a iniciativa busca, ainda, aproximar a população das forças de segurança. “É uma oportunidade de mostrar, para as futuras gerações, o trabalho que a SAP vem prestando à sociedade e que, por vezes, não é dado o devido valor, pela falta de divulgação”, finaliza Morgado.

‘AJUDA AS PESSOAS’

Extremamente dócil, o bloodhound Terry é treinado para encontrar pessoas. Durante o evento, ele foi bastante disputado entre os pequenos, que queriam fazer um carinho no cão.

“Ele faz cada coisa legal. Encontra quem está perdido ou desaparecido. Ajuda as pessoas”, disse uma das crianças assistidas pelo projeto. “Gostei mais do pulo que o Logan deu e a hora em que ele achou o celular escondido”, completa outro participante do evento.

INSPIRAR

Para o educador social da Wise Madness Natanael Rodrigues de Souza, a ação serve para inspirar as crianças. “Os cães despertam a curiosidade e a imaginação delas. É interessante, também, para que as pessoas tenham um olhar diferente e percebam o quão importante é o trabalho da Polícia Penal para a sociedade”, elogia.

Acesse os vídeos pelos links abaixo:

https://drive.google.com/file/d/1bFRSUD335CT1GdGg3OCOCpRld0YODmYn/view

https://drive.google.com/file/d/13lpXafaNXSqj_XFM4fSlmWPkm1C072qQ/view

aasassa
Topo