05/10/22 | Eliane Borges - Croeste  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Inaugurações em penitenciárias da região Oeste: autoridades, coordenador dos presídios e Secretário da SAP estiveram presentes

Eventos aconteceram na semana passada em unidades prisionais de Tupi Paulista, Mirandópolis, Flórida Paulista e Osvaldo Cruz

O Secretário da Administração Penitenciária (SAP), Coronel Nivaldo Restivo, acompanhado pelo Coordenador de Unidades Prisionais da Região Oeste, Roberto Medina, esteve visitando eventos e inaugurações da região na última semana (28 e 29/09).

Tupi Paulista e Mirandópolis

A primeira visita ocorreu na última quarta-feira (28), às 11h, na Penitenciária “Vanderlei Tartari Monteiro” de Tupi Paulista, para inauguração do pátio destinado ao banho de sol em Pavilhão Disciplinar, destinado a sentenciados que estão respondendo à sanção disciplinar dentro do presídio. Na ocasião, estiveram presentes a juíza de direito do foro de Adamantina, Ruth Menegatti, e o capitão da 3ª Cia do 28º Batalhão da Polícia Militar do Interior, Jean Roger da Silva. Depois do almoço, o secretário visitou a penitenciária feminina do município, onde percorreu salas de aula, consultório médico recentemente construído para atendidas do regime semiaberto, bem como salão de beleza para reeducandas participarem de cursos de estética, cabeleireiro, depilação, designer de sobrancelhas e manicure.

Logo após, às 14h30, esteve presente na Penitenciária “Nestor Canoa” de Mirandópolis I, onde acompanhou o treinamento do Grupo de Intervenção Rápida – GIR 10 no estande de tiros da unidade prisional. Conhecido como tropa de elite do sistema penitenciário paulista, o GIR/CIR é responsável pela atuação em situações de risco no ambiente carcerário, como motins, remoções internas de presos, tentativas de fuga e ações preventivas relacionadas à área de segurança. Após a apresentação, Restivo e Medina foram presenteados com mini réplicas de escudos do GIR e mimos. O delegado de polícia do município, Thiago Rodrigues Barroca também esteve presente na apresentação. Em seguida, as autoridades da SAP adentraram à Penitenciária “Lindolfo Terçariol Filho” de Mirandópolis II, onde visitaram toda estrutura, sendo recebidos com um café da tarde.

Flórida Paulista

Na sequência, Restivo deslocou-se para a cerimônia de inauguração do canil da Penitenciária “AEVP. Cristiano de Oliveira” de Flórida Paulista, às 17h, onde houve apresentação com animais. O espaço irá abrigar até seis cães, uma vez que é formado por seis baias, divididas em duas áreas cada: uma para abrigo coberto e outra para solário, a fim de que os animais tenham acesso ao sol diariamente. Além disso, o canil também possui enfermaria para cães, depósito de rações e equipamentos, além de um escritório com banheiro e outra área aberta para treinamento dos animais. Na ocasião, estiveram presentes o delegado Hilton Testi Renz, o promotor de justiça, Dr. Samuel Camacho Castanheira e o juiz de Direito da 1ª Vara de Adamantina, Dr. Fábio Alexandre Marinelli Sola.

Osvaldo Cruz

Por último, na quinta-feira (29/09), às 10h, o secretário da SAP encerrou a viagem participando da inauguração de reforma do setor de enfermaria da Penitenciária de Osvaldo Cruz. O local passou por modificações, desde troca de pisos e azulejos, pintura, impermeabilização de laje, reforma de portas, adequações a normas de saúde, troca de equipamentos, até a construção de um pátio para banho de sol aos atendidos no setor de saúde. Na inauguração, estiveram presentes a prefeita municipal Vera Lúcia Alves e o vice-prefeito Milton Albertinazze, acompanhados pela presidente do fundo social, Rosimeire Albertinazze, bem como o vereador, Homero Morales Massarente. Também os juízes do Deecrim da 5ª RAJ de Presidente Prudente, Dra. Renata Biagioni e José Augusto de França Junior. Além destes, o prefeito de Sagres, Roberto Pires, o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcelo Victorio Pian Pietro, o defensor público da FUNAP, Fernando Henrique Fioravante, o tenente da polícia militar ambiental de Presidente Prudente, Marcel Fabrício Soares Silva e, por fim, gestores de unidades prisionais vizinhas.