26/09/22 | Marcus Liborio – CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Penitenciária I de Pirajuí é reformada e recebe sistema de automação de celas

Secretário da Administração Penitenciária, Coronel Nivaldo Restivo visitará a unidade nesta quarta-feira (21)

Desde janeiro de 2020, a Penitenciária I “Dr. Walter Faria Pereira de Queiroz” de Pirajuí passa por uma grande restruturação. Construída em 1974, a unidade prisional recebeu obras de reforma e automação de celas em todos os Pavilhões Habitacionais. Nesta quarta-feira (21), o secretário da Administração Penitenciária (SAP), Coronel Nivaldo Restivo, fará uma visita ao estabelecimento penal para ver de perto as melhorias implementadas ao longo de mais de dois anos.

Entre as reformulações estão as instalações de quatro chuveiros quentes por Pavilhão e rede elétrica nova; reparo do telhado e pintura; construção de mais uma cama por cela e troca de todos os batentes e portas. As obras, contudo, abrangeram toda unidade.

Foram feitas melhorias e reestruturações nos setores de Portaria; salas de atendimentos e de teleaudiências; rede de esgoto e fornecimento de água; canil; construção de uma cozinha nova e estacionamento para os servidores (este feito com materiais reutilizados); além da revitalização das instalações do cinema e modernização nas conexões de Internet dos setores administrativos.

AUTOMAÇÃO

Uma das principais intervenções na Penitenciária I de Pirajuí, a automação das celas e “Gaiolas” gera condições de trabalho mais seguras aos agentes, uma vez que o procedimento de soltura e tranca dos presos passou a ser realizado por meio de um painel eletrônico e não mais manualmente. O mesmo ocorreu no setor de Inclusão, com adequação estrutural e a construção de mais uma cela.

MÃO DE OBRA

A reforma e automação da Penitenciária I de Pirajuí foram realizadas por servidores que atuam em unidades da região noroeste. Contou, ainda, com mão de obra carcerária – a equipe oscilava entre 65 e 70 detentos, com experiência profissional na área da construção civil. Apenas um Pavilhão Habitacional está em obras, no momento, e o trabalho deve ser concluído no final deste ano.