22/09/22 | Marcus Liborio – CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Evento no CPP III de Bauru marca a entrega do telhado e inauguração do canil

Secretário da SAP, coronel Nivaldo Restivo esteve na unidade prisional nesta quarta-feira

Evento realizado na tarde desta quarta-feira (21) marcou a entrega da primeira parte da reforma e a inauguração do canil do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) III “Professor Noé Azevedo”, de Bauru. A solenidade contou com a presença do secretário da Administração Penitenciária (SAP), coronel Nivaldo Restivo, do coordenador das unidades prisionais da região noroeste (CRN), Carlos Alberto Ferreira de Souza, do diretor do estabelecimento penal, Alex dos Santos Souza, além de autoridades do município.

A primeira etapa da reforma do CPP III de Bauru foi concluída na semana passada. A unidade registrou rebelião e fuga de detentos em janeiro de 2017, mas a reconstrução e reparo das áreas danificadas só tiveram início em abril do ano passado, quando as obras foram autorizadas após diversas tratativas relacionadas ao tombamento parcial do Centro de Progressão.

“Hoje, temos a obra da parte superior concluída. Restam outras etapas, como a produção das camas de alvenaria, parte hidráulica e elétrica dos pavilhões habitacionais, do local de escola, de trabalho, de assistência à saúde. Por etapas, em breve, a gente pretende retomar todas as condições de habitabilidade, com auto de vistoria do Corpo de Bombeiros, e permitir a ocupação plena do prédio”, destacou Restivo.

A fase de intervenções do novo telhado contemplou os prédios dos setores de Carceragem, Cozinha Central e Pavilhão Escolar. Foi realizada toda substituição do madeiramento por estrutura metálica e fixação de telha térmica em aço galvanizado com pintura na cor que se assemelha às antigas telhas de barro.

A obra consistiu, ainda, na construção de vigas de reforço estrutural em pontos específicos do Setor de Carceragem. Nas próximas fases da reforma, a unidade terá todos os alojamentos recuperados e modernizados.

CANIL

O evento desta quarta-feira marcou, ainda, a inauguração do canil do CPP III de Bauru. Com recursos próprios e mão de obra carcerária, o espaço começou a ser construído em julho do ano passado e conta com sala administrativa, depósito de ração e equipamentos, local para treinamento, sala de atendimento veterinário, área de banho e dez baias para alojar um animal em cada.

“É uma ferramenta adicional para a manutenção das condições de segurança, disciplina, ordem e vigilância do Centro de Progressão Penitenciária, que não tem vigilância armada. Mas, é importante adicionar, ao ser humano, a tecnologia e outras oportunidades que se apresentam no momento”, explica o titular da SAP.

Adestrados, os cães não somente atuarão na detecção de materiais e substâncias ilícitas, como serão utilizados para inspeções de rotina no próprio CPP III e demais unidades da região noroeste.

DEMONSTRAÇÃO

Durante a inauguração, o cinotécnico Carlos Eduardo Morgado, responsável pelo canil da Penitenciária I "Dr. Walter Faria Pereira de Queiroz”, de Pirajuí, juntamente com a sua equipe de adestradores, fez algumas demonstrações de treinamento com os cães Logan e Scooby, ambos da raça pastor belga malinois.

Os exercícios exibidos consistem em técnicas de faro para apreensão de objetos ilícitos e simulação de fuga de detento e consequente imobilização do indivíduo.