23/11/12 | Mariana Morimura - Assessoria de Imprensa - SAP

Letras, Artes e Cultura na PII de Tremembé

Discussão sobre loucura e genialidade na literatura despertou curiosidade nos presos

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Na ocasião, sete reeducandos tomaram posse do título de acadêmico

A Academia de Letras, Artes e Cultura “Renovação da Esperança” (Alacre), pertencente à Penitenciária II de Tremembé, promoveu uma mesa redonda intitulada “Literatura, Genialidade e Loucura”, em 29/10. Cerca de 40 reeducandos acompanharam o debate com muita atenção e curiosidade.

A relação entre os temas foi discutida por quatro debatedores: o poeta, crítico, editor da revista “Babel Política” e Doutor em Literatura Brasileira pela USP, Ademir Demarchi; o escritor, jornalista, tradutor de quatro idiomas, programador cultural, ator, músico e vice-presidente da União Brasileira de Escritores/SP (UBE/SP), Luiz Avelima; o poeta e dramaturgo Marcelo Ariel e o escritor, jornalista, diretor da UBE/SP e presidente da Associação Cultural Letra Selvagem, Nicodemos Sena. O responsável pela mediação da mesa foi o escritor, coordenador do núcleo da UBE/SP no Vale do Paraíba e Litoral Norte e idealizador da Alacre, Luiz Antonio Cardoso.

O evento também contou com a apresentação musical dos próprios reeducandos, com composições próprias, tocadas no violão e cantadas. Todos ficaram encantados, especialmente o convidado Luis Avelima, por também ser músico. Além disso, sete presos entraram para o mundo das letras e do conhecimento, tomando posse do título de acadêmico perante os debatedores.

“A Alacre foi fundada em setembro de 2011 visando, além do entretenimento salutar, levar ao ambiente prisional, como forma de refrigério, um formato o mais parecido possível com o mundo acadêmico, em que se discute literatura, artes e cultura geral”, explica o diretor da PII de Tremembé, Antonio Donizeti Cardoso.

O formato foi inspirado no modelo da Academia Francesa, criada pelo Cardeal Richeleau em 1635. Os 15 detentos empossados desde a criação da Alacre ocupam cadeiras nomeadas com personalidades das letras, artes e cultura brasileira: Machado de Assis, Paulo Freire, Olavo Bilac, Érico Veríssimo, Amácio Mazzaropi são alguns dos homenageados. Outros cinco presos já manifestaram interesse e aguardam a posse.

Os membros da academia se reúnem quinzenalmente para realização de palestras, oficinas, mesas-redondas ou simplesmente reuniões literárias e culturais. O grupo ainda planeja promover concursos literários e culturais, além de uma publicação com coletânea de trabalhos escritos pelos presos.

Atividades relacionadas à Alacre desde 2009

•  Idealização e implantação do Projeto "Paz e Luz" (embrião da Alacre), supervisionado pelo trovador Luiz Antonio Cardoso, com apoio da Seção de Tremembé da União Brasileira de Trovadores – UBT, julho/2009;

•  Série de "Oficinas de Trovas", ministradas pelo trovador Luiz Antonio Cardoso, de julho a novembro/2009;

•  I Concurso de Trovas da Penitenciária II de Tremembé, organizado pelo ativista cultural Luiz Antonio Cardoso, com mais de 20 trovadores de todo o Brasil, como julgadores, novembro/2009;

•  Série de "Oficinas de Trovas" ministradas pelo trovador Luiz Antonio Cardoso, durante o ano de 2010;

•  Criação da Alacre, idealizada e supervisionada pelo escritor Luiz Antonio Cardoso, com sessão solene de fundação, posse dos primeiros acadêmicos e concerto de violino do maestro Dênis Pinheiro, setembro/2011;

•  Palestra "Meio-ambiente", ministrada pelo ambientalista Marcelo Ferres, 2011;

•  Palestra "Prevenção a Dengue", ministrada pelo Prof. Valter Fernandes (preso), 2011;

•  Palestra "Literatura Amazônica I", pelo romancista e jornalista Nicodemos Sena, 2012;

•  Palestra "Literatura Amazônica II", pelo romancista e jornalista Nicodemos Sena, 2012;

•  Palestra "Poesia Clássica", pelo poeta Luiz Antonio Cardoso, 2012;

•  Mesa redonda "Literatura, Genialidade e Loucura", mediada pelo escritor Luiz Antonio Cardoso e com os debatedores: jornalista e tradutor Luis Avelima (São Paulo-SP), Prof. Dr. Ademir Demarchi (Santos-SP), poeta Marcelo Ariel (Cubatão-SP) e romancista e jornalista Nicodemos Sena, outubro/2012;

•  Palestra "Cultura Popular", ministrada pelo ativista cultural e poeta Luiz Claudio Oliveira, novembro/2012.