21/09/22 | Caio Daniel - CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

SAP inaugura nova Base do Grupo de Intervenção Rápida em Marília

Evento aconteceu nesta quarta-feira (21) e contou com a presença do Secretário da pasta, Cel Nivaldo Restivo; 36 novos policiais penais receberam certificado para fazer parte do agrupamento

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) realizou, na manhã desta quarta-feira (21), a cerimônia de inauguração da nova base do Grupo de Intervenção Rápida (GIR-9) na Penitenciária de Marília. O evento também celebrou a formação de 36 policiais penais que farão parte da Célula de Intervenção Rápida (CIR).

O GIR/CIR, conhecido como tropa de elite do sistema penitenciário paulista, é responsável pela atuação em situações de risco no ambiente carcerário, como motins, remoções internas de presos, tentativas de fuga e em ações preventivas relacionadas à área de segurança. A nova sede operacional conta com uma área de 992 metros quadrados, com estande de tiro, sala de aula, espaço para treinamento tático, cozinha e vestiário próprio para os agentes.

O curso de formação dos novos membros do GIR/CIR contou com 232 horas-aulas e teve as seguintes matérias: Armamento e Tiro Defensivo, Direitos Humanos e Ética, Gerenciamento de Crise, Resgate e Pronto Socorrismo Táticos, uso de cães nas intervenções e Técnicas de Imobilização e Operacionais de Intervenção.

PROFISSIONAIS CAPACITADOS

Presente na cerimônia, o Secretário da SAP, Coronel Nivaldo Restivo, parabenizou os formandos e salientou a importância do GIR e da formação de novos profissionais para atuarem em intervenções. “O sistema prisional paulista é dotado de equipes especializadas para dar pronto atendimento em casos de intervenção. São 10 bases do GIR em todo o Estado de São Paulo e inúmeras Células de Intervenção Rápida que são frações menores prontas para realizarem o primeiro atendimento em uma situação de crise”.

Restivo também destacou que novos agentes contratados servirão para reforçar as equipes de segurança nas unidades prisionais. “O Governo do Estado autorizou o provimento de 1.593 cargos de Agentes de Escolta e Segurança Penitenciária (AEVPs) e de mais 1.140 cargos de Agentes de Segurança Penitenciária (ASPs). Essa nova aquisição permitirá um incremento na atuação das equipes de segurança, tanto na atividade diária como em intervenções em uma eventual necessidade”, finalizou.