13/09/22 | Marcus Liborio – CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Pedal solidário em Avaré arrecada 110 litros de leite

2ª edição de passeio ciclístico para ajudar entidades assistenciais reúne servidores de presídios da região noroeste

Servidores que atuam em unidades prisionais da região noroeste do estado participaram de um passeio ciclístico solidário, no dia 28 de agosto, em Avaré. O 2º Sapedal arrecadou 110 litros de leite, que serão doados para entidades de Avaré e Arandu. A ação é uma iniciativa das equipes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) das penitenciárias I (Dr. Paulo Luciano de Campos) e II (Nelson Marcondes do Amaral) e faz parte das comemorações de aniversário de ambos os estabelecimentos penais, celebrado no dia 29 de agosto.

A pedalada, que também marca o encerramento da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), reuniu 145 ciclistas inscritos e 40 funcionários das penitenciárias I e II de Avaré que, de forma voluntária, apoiaram na organização do evento.

O passeio consistiu em dois percursos, sendo um de 35 quilômetros entre a PI e a PII; e outro de 55 quilômetros, cuja saída também se deu da PI, passando por Arandu e PII, com uma pausa para o café da manhã e retorno ao ponto de partida, onde foi servido um almoço e realizado sorteios de brindes aos participantes.

O evento contou com apoio da Polícia Militar (PM), que realizou escolta dos participantes, e também da Prefeitura Municipal de Avaré, que cedeu ambulância e, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, a doação de medalhas e troféus. A Prefeitura de Arandu forneceu ponto de apoio para os ciclistas, na Praça da Igreja Matriz.

Diretor da Penitenciária I de Avaré, Antonio Rodrigues dos Santos Filho agradeceu ao coordenador da CRN, Carlos Alberto Ferreira de Souza, pela autorização do evento e participação. “Sou grato, também, ao apoio dispensado por todos os servidores envolvidos na organização e aos participantes que abrilhantaram, de inúmeras formas, o passeio ciclístico”, destaca Santos Filho.

“O passeio ciclístico causou um impacto muito positivo no ambiente de trabalho e ainda rendeu homenagens aos 24 anos de atividades desta unidade prisional”, celebrou o diretor da Penitenciária II de Avaré, Joel Lopes da Silva.

240 QUILÔMETROS

Um grupo de ciclistas de Pirajuí, entre eles o coordenador da CRN, Carlos Alberto Ferreira de Souza, percorreu mais de 200 quilômetros de bike, para participar do evento em Avaré. Além de Carlos Alberto, o diretor-geral e o diretor de Trabalho e Educação da Penitenciária I “Dr. Walter Faria Pereira de Queiroz” de Pirajuí, Paulo Rogério Prieto Martins dos Santos e João André Collela, respectivamente; e o servidor Adriano Luís Fernandes trocaram o carro pela bicicleta para percorrer a distância de Pirajuí a Avaré.

O coordenador destacou que não poderia recusar o convite, uma vez que não conseguiu participar da primeira edição do evento. “O ciclismo, por si só, já é uma ferramenta fantástica do esporte para a saúde física e mental. Quando fui convidado para o I Sapedal, no ano passado, não pude comparecer, pois estava em uma jornada de 835 quilômetros para Aparecida, no Caminho da Fé”, lembrou.

“Com a chegada do II Sapedal, por que não fazer uma nova jornada? Se pudemos fazer ano passado tantos quilômetros, seria possível também fazer os 182 [quilômetros] de Pirajuí a Avaré, mais os 58 [quilômetros] do evento, num total de 240 quilômetros, em dois dias, para motivar ainda mais os servidores de Avaré e região a praticarem tão cativante atividade física”, finaliza Carlos Alberto.