06/09/22 | Marcus Liborio - CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Recém-formada, policial penal tem história de superação: "fui a única que estudou em casa"

Márcia Martins, que é de Franca, recebeu certificado em evento da SAP que formou 616 novos agentes penitenciários

Márcia Martins da Silva, 39 anos, está entre os 616 novos policiais penais que irão contribuir para o reforço da segurança nos presídios da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) do estado. O evento de formatura ocorreu no último dia 29 de agosto, em São Paulo. Ela, que é moradora de Franca (SP), não escondeu o orgulho por mais uma conquista em sua vida, marcada por histórias de superação. Márcia foi a primeira da casa a conseguir estudar. “Como éramos em três, meu pai, minha mãe e eu, fui a única a ter formação nos níveis Fundamental, Médio e Superior”, conta.

“Mesmo meus pais nunca terem entrado em uma escola, sempre me ensinaram que estudar era muito importante”, completa a policial penal, formada em Educação Física. Ela teve acesso à faculdade por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni), depois da aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para ingressar na nova carreira, não foi diferente: sempre com muita batalha. “Me esforcei bastante para prestar esse concurso, com 19.800 mulheres, entre elas várias advogadas. De verdade? Venci pela fé e pelo esforço”, orgulha-se Márcia que, inicialmente, irá trabalhar na Penitenciária Feminina Sant’Ana (PFS), na capital paulista.

DESAFIOS

Casada e mãe de dois filhos, um de 23 e outro de 13 anos, Márcia conta que, ao prestar o concurso, buscava crescimento profissional, pessoal e estabilidade financeira. Mas, para chegar ao final da jornada, precisou enfrentar os desafios de sair de casa e morar na Capital.

“Foi extremamente desafiador. Como era algo que esperei por anos, deixei organizado suporte para ajudar filhos e marido, pois muda a rotina de todos”, observa a policia penal, destacando que a decisão de assumir o cargo sempre foi uma certeza.

“Confesso que a parte mais difícil foi ficar sozinha e longe de casa, mas o curso de formação é essencial para nossa carreira”, frisa Márcia, que espera colher resultados positivos em sua nova profissão.

“Acredito na reintegração das pessoas. Espero poder contribuir, de alguma forma, dentro dos princípios éticos, morais e legais para a população carcerária”, finaliza.

FORMATURA

Os certificados de conclusão do Curso de Formação Técnico Profissional foram entregues no dia 29 de agosto, em evento que contou, inclusive, com formandos de outras regiões do Brasil, como Bahia, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Goiás.

“Em menos de cinco meses foi promulgado o concurso, preparada a turma e estamos aqui mostrando que São Paulo não tem tempo para parar, não tem tempo para perder”, disse o secretário de Governo, Marcos Penido.

O curso foi ministrado na Escola de Administração Penitenciária (EAP) e teve a duração de 386 horas-aula. Entre as disciplinas ensinadas estão Prática do Serviço Penitenciário, Prevenção e Combate a Incêndio, Socorrismo, Defesa Pessoal e Imobilização, Direitos Humanos e Ética, Relações Humanas no Trabalho, Reintegração Social, Saúde no Sistema Prisional e Gerenciamento de Crise.

"Será um grande ganho para o sistema penitenciário paulista. Além da garantia da ordem e da disciplina nos presídios, também trarão tranquilidade para toda a população. Trata-se de um investimento de grande importância feito pelo Governo do Estado de São Paulo”, afirmou o secretário da Administração Penitenciária, Coronel Nivaldo Restivo.

REFORÇO NA SAP

Nos últimos três meses, o governador Rodrigo Garcia autorizou o provimento de 1,1 mil cargos de Agentes de Segurança Penitenciária (ASPs), 1,5 mil de Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVPs) e 416 cargos da área de saúde e administrativa, resultando em mais de 3,1 mil novas contratações para o quadro de servidores da Pasta.