22/11/12 | Rafael Marinho - Assessoria de Imprensa - SAP

Semana interna de prevenção de acidentes em Campinas

CDP de Campinas realizou palestras e o encontro de gerações

É comum ver, em diversas unidades prisionais, atividades estabelecidas em prol de uma melhor convivência entre os reeducandos e que mudam as rotinas dos presídios pela capital e interior de São Paulo.

E o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Campinas, não foi diferente, realizando entre os dias 25,26 e 27 de Setembro a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho ( Sipat ). O evento aconteceu pelo 3º ano consecutivo e aborda diversas temáticas além de discutir os objetivos do programa.

Nesse ano, o tema foi “Encontro de Gerações” com diversas palestras e assuntos que voltou um pouco a uma relação entre o passado e o presente das unidades.

No primeiro dia da Sipat, o Guilherme Silveira Rodrigues, servidor e logo depois diretor por alguns anos na Antiga Casa de Detenção (Carandiru), foi responsável por abrir ao evento e contou um pouco da sua hisória, sobre a rotina que viveu na unidade, entre outras experiências compartilhadas.

Além dele, a psicóloga Cássia Aparecida Da Silva, do Centro de Saúde do Rosolem de Hortolândia, palestrou e levou uma motivação, diante de algumas dificuldades enfrentadas não só pelos servidores, como também pelos reeducandos. Além de destacar uma boa relação pessoal entre eles.

Com tantas palestras ocorridas nos três dias, um assunto que não poderia ficar de fora é a questão da alimentação saudável. Ministrada pela nutricionista , Aparecida Satiko, que destacou um pouco sobre como se alimentar adequadamente e ressaltar a importância disso para a saúde. Além dela, quem também marcou presença foi a enfermeira Melissa Ercolin, do Centro Boldrini de Campinas. Ela falou sobre algumas doenças, prevenções e a importância da vacinação. Por fim, respondeu algumas dúvidas a respeito de doenças sexualmente transmissíveis.

Vários nomes importantes do CDP estiveram presentes, e pessoas de outras unidades como, Ronei Soares, representante da Coordenadoria Central. Quem também marcou presença foram os diretores, Alex Sandro Pereira, do Centro de Detenção Provisória III de Hortolândia e Elcio José Bonsaglia, do CDP de Americana. Eles avaliaram toda essa atividade de forma satisfatória, com um resultado totalmente positivo para os presos e os profissionais de Campinas.