30/08/22 | Caio Daniel – CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Consulados do Japão e do Paraguai participam de evento na Penitenciária de Itaí

Representantes de países e de outras entidades prestigiaram o retorno da Jornada da Cidadania na unidade penal

O retorno da Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda na Penitenciária “Cabo PM Marcelo Pires da Silva”, de Itaí, foi marcado pela participação de consulados internacionais e de outras entidades na solenidade de abertura. No último dia 23 de agosto, representantes do Japão e do Paraguai estiveram no único presídio do Brasil que conta com pavilhões habitacionais direcionados, exclusivamente, a apenados estrangeiros.

Para o Diretor-geral do presídio, Fernando Ricardo Renesto, a presença de autoridades diplomáticas e locais é importante em eventos deste tipo, pois os possibilita conhecer de perto as ações promovidas pela unidade penal. “As autoridades diplomáticas, que prestam assistência aos seus compatriotas reclusos, têm a oportunidade in loco de verificar a seriedade de nosso trabalho e de colaborar com as boas práticas desenvolvidas, visto que a reintegração social do preso estrangeiro, muitas vezes, tem que ser trabalhada em cima de seu retorno ao país de origem”.

Ainda de acordo com Renesto, a iniciativa possibilita apresentar à sociedade de Itaí e região os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). “Queremos mostrar que podemos oferecer algo de positivo ao munícipio através de projetos como alocação de mão de obra carcerária, por exemplo”, explica o dirigente.

Jornada da Cidadania

O projeto da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) visa preparar os sentenciados para a retomada da vida em liberdade, ofertando um mutirão de atividades, como regularização de documentos, serviços de saúde e palestras na área de empregabilidade e educação. Além disso, o evento propõe à sociedade conhecer e desmistificar o sistema prisional, taxado, muitas vezes, como um peso para a comunidade local.

Compareceram na cerimônia de abertura as seguintes autoridades: Prefeito do munícipio de Itaí, José Ramiro Antunes do Prado; Vereador do município de Itaí, Luís Fernando Coutinho Aguiar; Delegado de Polícia de Itaí, Luiz Fernando Rotelli; Vice-consulesa do Consulado Geral do Japão, Hiromi Tosa; Cônsul do Consulado Geral do Paraguai, Ricardo Zarratea Herreros, Gerente Regional da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), Silvio Luis do Prado; Pastor da Igreja Universal nos Presídios, Marcelo Alves; e a Diretora da Escola Estadual João Michelin de Itaí, Tânia Queiroz.