Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

30/08/22 | Renato Venturini - CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Policiais Penais são homenageados pelo Instituto Histórico Militar

Evento aconteceu no último dia 11, na OAB de Bauru, e contou com a presença de diversas autoridades

O Instituto Histórico Militar (IHM) promoveu, no dia 11 de agosto, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Bauru, solenidade para homenagear dignitários, personalidades e autoridades policiais do interior paulista. Na ocasião, três policiais penais do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) II “Dr. Eduardo de Oliveira Vianna” foram condecorados com a medalha “Combate da Força Pública”. Entre eles está o diretor da unidade, Fernando Henrique de Melo Santana, além dos servidores Flávio André Ferreira Ojas e Renato Venturini.

O coordenador das unidades prisionais da região noroeste (CRN), Carlos Alberto Ferreira de Souza, também recebeu a medalha, das mãos do presidente do IHM, o 2º sargento PM Cassiano Pinheiro da Silva. A entrega ocorreu na sede administrativa da CRN, em Pirajuí.

A medalha foi criada pelo IHM com o propósito de reforçar o lema da entidade: “Preservar Nossa História e Perpetuar Valores.” A honraria, portanto, busca reconhecer o trabalho dos policiais e também enaltecer o empenho de personalidades civis na defesa da história e do patrimônio do Instituto.

Estiveram presentes no evento representantes do 13º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), das polícias Civil e Militar, da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), do Exército, Marinha e OAB, além de outras personalidades bauruenses.

“Esse reconhecimento acaba gerando um incentivo à carreira do policial. No caso, os policiais penais da SAP. Portanto, é uma forma de estímulo. O Instituto tem esse propósito de valorizar o trabalho realizado pelos órgãos de segurança”, destaca o presidente do IHM, o policial militar Cassiano Pinheiro da Silva.

RECONHECIMENTO

Coordenador da CRN, Carlos Alberto disse estar bastante lisonjeado por receber a medalha do Instituto Histórico Militar. “Me senti muito honrado pela homenagem. Creio que todo servidor público, que presta seus serviços para a sociedade de forma digna e honesta, deveria ser lembrado. Esta condecoração é uma maneira de mostrar o agradecimento e a satisfação por toda essa dedicação. É uma história de vida sendo reconhecida e perpetuada”, observa.

Para o diretor do CPP II de Bauru, Fernando Henrique de Melo Santana, ações como esta valorizam o servidor. “Muitas vezes, infelizmente, a sociedade não reconhece o valor do trabalho que é realizado pela classe policial e essa homenagem mostra a importância do nosso ofício”, destaca Santana.

O INSTITUTO

O Instituto Histórico Militar (IHM) foi fundado em 21 de abril de 2018 e tem como objetivo resgatar, preservar, dignificar e divulgar fatos, objetos, documentos e atividades relacionados à história militar. Sem fins lucrativos, a associação é conduzida por pesquisadores e ativistas, civis e militares.

Os projetos do Instituto incluem a produção de livros, revistas, debates e seminários, além da organização de eventos e exposições sobre a história militar. A entidade busca, ainda, promover o reconhecimento de trabalhos de militares e civis, por meio de cerimônias de condecorações, por exemplo.

aasassa
Topo